“Momento inadmissível e inaceitável”. É este o fim de linha para Amorim?

3

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O mau momento de forma do Sporting leva alguns adeptos a equacionarem a saída de Rúben Amorim. As próximas jornadas serão decisivas.

O Sporting CP está fora da Taça de Portugal após a derrota por 1-0 frente ao Varzim. Os ‘leões’ atravessam uma fase complicada da época, assumida pelo próprio treinador após o encontro.

“O Sporting perde porque demonstrou incapacidade de marcar golos, com um caudal ofensivo que seria normal contra uma equipa muito bem organizada mas tivemos mais do que situações para definir melhor, para fazer melhor. Depois, qualquer bola está lá dentro, está na nossa baliza. É um bocado a história do campeonato”, começou por dizer Rúben Amorim.

“Houve sempre muitos jogadores do Varzim mas também incapacidade dos nossos jogadores. Chegar lá tantas vezes, em algumas situações com muito tempo para preparar o cruzamento e temos de ser melhores. Não há muito a dizer, não há grande volta a dar. Com tanta situação, temos de fazer melhor. Ou é o timing, ou é a pancada na bola, ou é o primeiro ou segundo poste, ou é atrasado. Temos de ser melhores e não fomos”, acrescentou, prosseguindo com as críticas à equipa.

“Com todo mérito que o Varzim teve, não podemos jogar com uma equipa do terceiro escalão e estar a falar de falta de opções. Portanto nem vamos estar a falar nisso, nem quero tocar nesse ponto. Temos de ser melhores e em qualquer lance de perigo, mesmo quando temos os jogos controlados, nasceu um golo e nós incapacidade para depois marcarmos”, disse Amorim.

“É a história do que tem sido esta época, há que melhorar. Claro que é duro, sou treinador do Sporting, são momentos que marcam e são inadmissíveis. Portanto, todos temos que aceitar isso, são momentos inaceitáveis que podem acontecer na Taça mas temos de ser melhores”, atirou ainda.

Os números não mentem e ilustram o momento negro que o Sporting atravessa.

Esta é a segunda derrota consecutiva dos sportinguistas, após o desaire na receção ao Marselha, para a Liga dos Campeões. É também a terceira derrota nas últimas quatro partidas — e a quarta derrota em seis jogos. Além disso, é o quinto jogo consecutivo em que o Sporting sofre golos.

Rúben Amorim apenas venceu metade dos 14 jogos realizados esta temporada. Fora de casa, o Sporting tem até mais derrotas do que vitórias.

Na conferência de imprensa após a derrota, Amorim já informou que o clube não vai contratar jogadores no mercado de transferências, em janeiro.

“Não vai haver ataque ao mercado em janeiro. Temos miúdos na formação. Depois tem de se pensar bem outra vez, porque tem de se começar outro ciclo e apostar em miúdos com talento, como se fez no primeiro ano”, disse o técnico sportinguista.

Rúben Amorim em xeque

Nunca o lugar de Rúben Amorim esteve tão em risco como agora. Não só a forma atual da equipa, como algumas decisões do treinador, levem os adeptos a duvidar das suas capacidades.

Ainda na derrota frente ao Marselha, a equipa foi bombardeada por críticas nas redes sociais. Amorim não escapou, sendo criticado principalmente por continuar a apostar em Ricardo Esgaio.

Os adeptos, contudo, parecem não concordar com a posição de Amorim e, alguns deles, começam a perder a paciência. Há quem diga que o jovem treinador pode já ter dado tudo o que tinha a dar ao Sporting.

Alguns adeptos começam já a equacionar soluções para o substituir no leme da equipa. Fala-se, por exemplo, no treinador do Palmeiras, Abel Ferreira. O antigo técnico do Sporting de Braga e do PAOK já passou por Alvalade como treinador, comandando a equipa B dos ‘leões’.

O seu sucesso na América do Sul leva os adeptos sportinguistas a vê-lo como uma forte alternativa a Rúben Amorim.

No entanto, dificilmente o Sporting abdicará — para já — do seu treinador. O clube lisboeta pagou 10 milhões de euros ao Sporting de Braga, há dois anos, batendo a cláusula de rescisão do treinador. Isto fez de Amorim o terceiro treinador mais caro de sempre.

As próximas jornadas serão decisivas para Amorim. O quinto lugar no campeonato também não agrada à direção, que almeja por lugares que permitam, pelo menos, uma nova qualificação para a Champions.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Pode ser que o Mundial ajude o Sporting (e o RA), porque os seus jogadores não vão lá estar, portanto não se vão desgastar nem lesionar e até terão tempo para treinar novas soluções – porque as que estão em uso não são…soluções.

  2. Não era o Sporting que segundo um Instituto de Estatisticas qualquer europeu seria o campeão nacional este ano? Até ao momento está a bater certo, apesar de estarem a 9 pontos ainda ponde matematicamente ganhar, pelos vistoa a Taça, já não .

  3. Será que alguém de bom senso já parou para pensar que, afinal, o Sporting perdeu porque o Varzim jogou melhor? Ou acham que é impossível um clube pequeno de vez em quando jogar bem? Afinal, são sempre 11 contra 11, e não consta que qualquer equipa grande tenha jogadores com super poderes de modo a torná-la imbatível perante os alegadamente “mais fracos”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.