Ice Merchants quebra uma barreira, até uma “certa maldição”. Está nomeada para melhor curta-metragem de animação.
Dia histórico para o cinema português, e cultura portuguesa no geral: um filme português está nomeado para os Óscares. Nunca tinha acontecido.
O feito inédito pertence a Ice Merchants, realizado por João Gonzalez. “É uma história mais humana sobre perda e ligações familiares”, descreveu o jovem realizador (26 anos) no jornal Público.
A curta-metragem está nomeada para melhor curta-metragem de animação, na lista publicada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Ice Merchants, ou Mercadores de gelo, co-produção portuguesa, francesa e britânica (COLA, Wildstream e Royal College of Art), já venceu um prémio no Festival de Cannes, entre outros 43 prémios. Até agora acumulou quase 10 mil espectadores.
“Que felicidade! Preferi sempre manter as expectativas baixas, foi a forma mais segura de lidar com tudo isto”, reagiu João Gonzalez, ao Público.
Em 14 minutos sem qualquer diálogo, é retratada a história de um homem e do seu filho que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
“Às vezes, estas rotinas e rituais a que prestamos muito pouca atenção, mas que temos todos os dias com as pessoas mais próximas, são umas das bases das relações entre seres humanos. No filme, essa base tem uma representação física”, descreveu o realizador.
Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, considera que esta nomeação é um “passar de obstáculo” que dá uma “grande satisfação”.
“É um incentivo para os jovens que estudam cinema e é o ultrapassar uma certa maldição, esta de nunca termos nomeados para os Óscares”, comentou, na rádio Observador.
Até aqui nunca tinha acontecido porque “o nosso cinema não é muito conhecido, não há sistematização de produção, mas a nossa escola de curtas é muito boa”, avisou.
Paulo Trancoso recordou que, na lista de pré-nomeações aos Óscares, havia três curtas-metragens portuguesas nomeadas.
“Estamos a trabalhar para que os prémios e nomeações também se estendam às longas-metragens. Isto mostra que tudo é possível, com trabalho, com criatividade”, finalizou.
Ice Merchants vai ter como concorrentes The Boy, the Mole, the Fox and the Horse, The Flying Sailor, My Year of Dicks e An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It.
A cerimónia da entrega dos Óscares vai decorrer no dia 12 de Março.