/

Fillon formalmente indiciado por desvio de fundos públicos

Christophe Petit Tesson / EPA

François Fillon

François Fillon

O candidato da direita às presidenciais francesas foi, esta terça-feira, acusado de uso indevido de fundos públicos no processo sobre alegados empregos fictícios para a mulher e dois filhos, noticiou a imprensa francesa citando os advogados.

A procuradoria para crimes financeiros acusou François Fillon de uso indevido de fundos públicos, contrapartida financeira do uso indevido de fundos públicos, cumplicidade no uso indevido de fundos públicos e declaração incorreta de rendimentos.

O candidato da direita às presidenciais francesas compareceu hoje perante os juízes para ser formalmente acusado, audição que estava prevista para quarta-feira, mas foi antecipada para “poder ser feita em condições de serenidade”, segundo um dos advogados, Antonin Lévy.

O candidato é suspeito de ter criado empregos que a mulher e os filhos nunca exerceram, remunerados com fundos parlamentares.

O caso, divulgado no final de janeiro pelo semanário satírico Le Canard Enchaîné, terá permitido ao ex-primeiro-ministro receber mais de 800 mil euros ao longo de uma década.

O candidato nega as acusações, assegurando que os empregos eram reais e admitindo apenas como “erro” ter querido rodear-se de pessoas de confiança.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.