Estudantes filipinos vão ter de plantar pelo menos dez árvores para se licenciarem

O parlamento filipino aprovou uma lei que obriga todos os estudantes do ensino secundário e universitário a plantar pelo menos dez árvores antes de se formarem. Uma geração pode plantar cerca de 525 mil milhões de árvores.

“Com mais de 12 milhões de alunos formados, quase cinco milhões a concluir o ensino secundário e quase 500 mil a sair da faculdade todos os anos… se isto for implementado corretamente são pelo menos 175 milhões de novas árvores a serem plantadas todos os anos”, disse o representante do partido Magdalo, Gary Alejano, o principal autor da legislação, informou o Independedent, citado pelo Diário de Notícias esta quarta-feira.

E acrescentou: “Numa geração podem ser plantadas 525 mil milhões de árvores por causa desta iniciativa”.

É a formalização de uma tradição que consistia em plantar árvores depois da licenciatura, mas também uma forma de combater as alterações climáticas. Por um lado, há um impacto ambiental imediato decorrente do facto das árvores absorverem o dióxido de carbono e, por outro, é um contributo para a educação ambiental dos mais novos.

A implementação e garantia de que a lei está a ser cumprida ficará a cargo do departamento de Educação do país e da Comissão de Ensino Superior.

As árvores vão ser plantadas em áreas protegidas, florestas, terrenos militares e centros urbanos. As espécies deverão ser selecionadas em função do clima do local onde serão plantadas, sendo que será dada prioridade às espécies nativas das Filipinas.

As Filipinas são um dos países que mais sofreu com a desflorestação nos últimos anos. Durante o século 20, a sua cobertura florestal passou de 70% para apenas 20%. A extração ilegal de madeira é também muito elevada e a falta de árvores tem vindo a aumentar o risco de deslizamentos de terras e a acentuar o impacto das inundações.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …