/

Filhos dão desconto no IMI em 222 concelhos

Em função do número de filhos, as reduções no Imposto Municipal sobre Imóveis pode variar entre 20 e 70 euros.

Segundo a Sábado, 222 concelhos vão dar desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a casais com filhos.

O desconto varia consoante o número de filhos, mas a maioria dos municípios aplica diretamente o que está previsto na lei. Quer isto dizer que um filho proporciona um desconto de 20 euros, dois 40 euros e três ou mais filhos 70 euros.

A redução do IMI das famílias com filhos é automática, mas só se aplica a imóveis de habitação própria e permanente e em alguns concelhos. Lisboa, Braga, Cascais, Loures e Tavira fazem parte da lista de municípios que garante descontos naquele imposto anual.

Há, no entanto, municípios como Viseu e o Entroncamento, que optaram por limitar o acesso ao benefício e só dão reduções a partir dos dois filhos, avança a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Apesar de a maioria do municípios ter optado por manter as taxas de IMI, a pagar a partir de abril, 52 concelhos fizeram o caminho oposto e decidiram baixar o imposto. Neste últimos grupo está a Amadora, Coimbra, Lagos, Oeiras e Vila Nova de Gaia, entre outros.

Em contrapartida, quem tem imóveis em Alpiarça, Cadaval, Covilhã, Cuba, Lourinhã, Paços de Ferreira, Valongo, Vila do Bispo ou Vila Viçosa viu as respetivas câmaras agravarem as taxas de IMI face ao ano anterior.

As taxas variam entre 0,3 e 0,45 por cento mas, excecionalmente, com autorização, podem chegar a 0,5% (Alandroal, Mourão e Vila Nova de Poiares).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.