Filha do presidente da Proteção Civil nomeada para gabinete do MAI

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

A filha do tenente-general Carlos Mourato Nunes, presidente da Proteção Civil, foi nomeada como técnica especialista para o gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

A filha do tenente-general Carlos Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), foi nomeada como técnica especialista para o gabinete da secretária de Estado adjunta da Administração Interna, Isabel Oneto.

Apesar de o dirigente da ANPC estar sob tutela do secretário de Estado da Proteção Civil, a designação da sua filha, Ana Margarida Mourato Nunes, para um gabinete do mesmo ministério está a gerar mal-estar no setor, levantando-se suspeitas de conflito de interesses e favorecimento.

O gabinete de Eduardo Cabrita rejeitou estas acusações ao Diário de Notícias, sublinhando que Ana Margarida “é funcionária de origem do mapa de pessoal da Secretaria-Geral da Administração Interna desde 2012″.

Além disso, defendeu, a filha de Carlos Mourato Nunes colaborou nos últimos dois anos “na implementação da Nova Geração dos Contratos Locais de Segurança, um dos programas estratégicos da Administração Interna, contribuindo nomeadamente ao nível da produção de conteúdos informativos dirigidos ao nosso público-alvo”.

Aliás, foi o crescimento deste projeto que impulsionou a necessidade da presença permanente no gabinete da secretária de Estado adjunta e da Administração Interna desta funcionária, cujo curriculum vitae dá provas das competências adquiridas nesta área.

Desta forma, a nomeação enquadra-se na lei aplicável, não existindo conflito de interesses uma vez que a tutela da Proteção Civil é de outro gabinete”, defende o gabinete de Eduardo Cabrita.

O Diário de Notícias questionou o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), entidade do Tribunal de Contas, sobre se o caso podia configurar em conflito de interesses, mas não obteve resposta.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então não? Quem não faria isso a um filho? Portugal é o país das cunhas. No privado ou público. Ninguém é santo neste campo.

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …