Figuras gregas com “laptops” alimentam teorias sobre viagens no tempo

J. Paul Getty Museum

Arca funerária com uma mulher num trono e o seu assistente

Uma mulher a segurar a tampa de uma caixa ou um laptop com portas USB? Há quem se baseie nestas imagens para provar que as viagens no tempo existiram. 

A escultura em causa, “Grave Naiskos of an Enthroned Woman with an Attendant“, está exposta no J. Paul Getty Museum em Malibu, Califórnia, e terá sido feita como uma tradicional escultura funerária na ilha de Delos cerca de 100 a.C.

Com pouco mais de 90 centímetros, mostra uma mulher sentada numa cadeira semelhante a um trono enquanto um jovem servo segura uma caixa pouco funda cujo interior analisa.

A semana passada, o Daily Mail recuperou um vídeo de 2014, publicado no canal StillSpeakingOut do YouTube , que defendia que o objeto poderia ser uma prova das viagens no tempo.

O narrador afirma que o objeto é demasiado grande para ser uma caixa de jóias e nota que a mulher está a olhar para a tampa como alguém que olha para o ecrã de um portátil.

“A estátua mostra um objeto impressionante que se parece incrivelmente com um laptop moderno ou outros aparelhos portáteis”, relata o narrador, que cita até o Oráculo de Delfos para justificar a teoria.

Na mitologia grega, o oráculo supostamente ajudava os sacerdotes a comunicarem com os deuses para conseguirem informações avançadas.

A renovada atenção gerada à volta do vídeo trouxe também as devidas explicações: o objeto deverá ser apenas tabuleta de cera que os gregos usavam para escrever com o stylus, de acordo com a bioarqueóloga Kristina Killgrove num artigo para a Forbes.

Mesmo que não fosse uma tábua de cera, Killgrove explica que mesmo com uma estrutura fina o artista podia mesmo estar a mostrar uma caixa de jóias.

“Só depois de os Romanos abraçarem o realismo é que começamos a ter retratos verdadeiramente realistas das pessoas e das coisas”, salienta a investigadora.

Em entrevista ao site Discovery News, a arqueóloga clássica Janet Burnett Grossman afirma que o objeto é provavelmente uma caixa ou um espelho.

Mas e o que dizer das “portas USB”?

Killgrove afirma que este tipo de buracos são comuns na escultura grega, que eram muitas vezes adornadas com materiais perecíveis, como madeira, para adicionar elementos realistas.

A ausência de alguns elementos da obra também indica que os furos teriam peças que não foram preservadas até aos nossos dias.

Pottery Fan / Wikimedia

Pintura antiga de um grego com uma tabuleta de cera (Douris, c. 500 a.C.)

Esta não é a primeira vez que teorias sobre viagens no tempo causam burburinho na Internet.

O ano passado, o vídeo de um suposto objeto de 800 anos encontrado na Áustria com o formato de um telemóvel com linguagem cuneiforme tornou-se viral.

Mas o vídeo mais conhecido é mesmo “Time Traveler Caught on Film“, um excerto de um filme de Charlie Chaplin com uma pessoa supostamente a usar um telemóvel. Já tem mais de três milhões de visualizações – sem contar com a que vai fazer, se o vir aqui em baixo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …