Figuras gregas com “laptops” alimentam teorias sobre viagens no tempo

J. Paul Getty Museum

Arca funerária com uma mulher num trono e o seu assistente

Uma mulher a segurar a tampa de uma caixa ou um laptop com portas USB? Há quem se baseie nestas imagens para provar que as viagens no tempo existiram. 

A escultura em causa, “Grave Naiskos of an Enthroned Woman with an Attendant“, está exposta no J. Paul Getty Museum em Malibu, Califórnia, e terá sido feita como uma tradicional escultura funerária na ilha de Delos cerca de 100 a.C.

Com pouco mais de 90 centímetros, mostra uma mulher sentada numa cadeira semelhante a um trono enquanto um jovem servo segura uma caixa pouco funda cujo interior analisa.

A semana passada, o Daily Mail recuperou um vídeo de 2014, publicado no canal StillSpeakingOut do YouTube , que defendia que o objeto poderia ser uma prova das viagens no tempo.

O narrador afirma que o objeto é demasiado grande para ser uma caixa de jóias e nota que a mulher está a olhar para a tampa como alguém que olha para o ecrã de um portátil.

“A estátua mostra um objeto impressionante que se parece incrivelmente com um laptop moderno ou outros aparelhos portáteis”, relata o narrador, que cita até o Oráculo de Delfos para justificar a teoria.

Na mitologia grega, o oráculo supostamente ajudava os sacerdotes a comunicarem com os deuses para conseguirem informações avançadas.

A renovada atenção gerada à volta do vídeo trouxe também as devidas explicações: o objeto deverá ser apenas tabuleta de cera que os gregos usavam para escrever com o stylus, de acordo com a bioarqueóloga Kristina Killgrove num artigo para a Forbes.

Mesmo que não fosse uma tábua de cera, Killgrove explica que mesmo com uma estrutura fina o artista podia mesmo estar a mostrar uma caixa de jóias.

“Só depois de os Romanos abraçarem o realismo é que começamos a ter retratos verdadeiramente realistas das pessoas e das coisas”, salienta a investigadora.

Em entrevista ao site Discovery News, a arqueóloga clássica Janet Burnett Grossman afirma que o objeto é provavelmente uma caixa ou um espelho.

Mas e o que dizer das “portas USB”?

Killgrove afirma que este tipo de buracos são comuns na escultura grega, que eram muitas vezes adornadas com materiais perecíveis, como madeira, para adicionar elementos realistas.

A ausência de alguns elementos da obra também indica que os furos teriam peças que não foram preservadas até aos nossos dias.

Pottery Fan / Wikimedia

Pintura antiga de um grego com uma tabuleta de cera (Douris, c. 500 a.C.)

Esta não é a primeira vez que teorias sobre viagens no tempo causam burburinho na Internet.

O ano passado, o vídeo de um suposto objeto de 800 anos encontrado na Áustria com o formato de um telemóvel com linguagem cuneiforme tornou-se viral.

Mas o vídeo mais conhecido é mesmo “Time Traveler Caught on Film“, um excerto de um filme de Charlie Chaplin com uma pessoa supostamente a usar um telemóvel. Já tem mais de três milhões de visualizações – sem contar com a que vai fazer, se o vir aqui em baixo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …