Comer frutos secos diariamente pode aumentar a fertilidade dos homens

Comer, pelo menos, duas mãos cheias de frutos secos por dia pode melhorar a qualidade do esperma e, consequentemente, a fertilidade em homens jovens e saudáveis. 

Liderada por investigadores da Universidade de Monash, uma nova meta-análise e revisão de estudos em humanos descobriu que comer frutos secos pode melhorar a qualidade do esperma e, assim, a fertilidade nos homens.

“Nos estudos que analisámos, os homens só precisavam de consumir 60-75 gramas de frutos secos por dia para obterem melhorias significativas na qualidade do esperma”, disse Nicole Kellow, citada pelo New Atlas.

“Isto é, aproximadamente, duas mãos cheias de frutos secos por dia”, detalha a investigadora.

Nesta análise, os cientistas incluíram quatro estudos que envolveram 875 participantes (646 homens e 229 mulheres). Dois deles eram observacionais, enquanto os outros dois se tratavam de ensaios clínicos aleatórios.

Estes últimos envolveram 223 homens saudáveis na faixa etária dos 18 aos 35 anos, que relataram ingerir uma dieta típica de estilo ocidental.

Num dos ensaios, os participantes comeram 75g de nozes inteiras e sem casca por dia durante 12 semanas. Já o outro forneceu 60g (duas mãos cheias) de uma mistura de 30g de nozes, 15g de amêndoas e 15g de avelãs ao seu grupo experimental durante 14 semanas.

Em ambos os estudos, o grupo de controlo consumiu uma dieta normal sem frutos secos.

Ambos os estudos permitiram concluir que o consumo de, pelo menos, duas mãos cheias de frutos secos por dia como parte de uma dieta ocidental melhorava os marcadores da qualidade do esperma, como a vitalidade, a motilidade e a morfologia, ainda que não aumentasse a concentração do esperma.

“A análise estatística em ambos os estudos foi ajustada para outros fatores, como a atividade física”, relatou Barbara Cardoso, autora principal do artigo científico, publicado recentemente na Advances in Nutrition.

“Os resultados mostram que esta estratégia simples tem efeitos positivos, independentemente de outros estilos de vida”, acrescentou a investigadora.

Os investigadores sugerem que a elevada concentração de gorduras polinsaturadas ómega 3, fibras alimentares, vitaminas, minerais e polifenóis presentes nos frutos secos pode melhorar a saúde reprodutiva.

Além disso, embora tenham sido consumidos frutos secos específicos nos estudos analisados, é provável que outros tipos de frutos secos também proporcionem tais benefícios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.