/

Festejos do Sporting. Inspeção culpa Câmara, clube e MAI (e a PSP podia ter feito mais)

3

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

A Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) concluiu que ninguém esteve bem no âmbito dos festejos do Sporting, após o clube ter ganho o campeonato nacional. Um relatório da entidade culpa o clube, mas também a Câmara de Lisboa e o ministério da Administração Interna (MAI), apontando ainda o dedo à PSP.

As conclusões do relatório foram transmitidas, nesta semana, ao Governo e o Observador teve acesso ao teor do documento.

O relatório resulta de um inquérito realizado aos incidentes verificados a 11 e 12 de Maio de 2021, após a vitória do Sporting no campeonato que pôs o fim a um jejum de 19 anos.

A IGAI aponta o dedo à PSP, considerando que podia ter feito mais para evitar incidentes com os adeptos. Contudo, o documento realça que “os factos provados não têm relevância disciplinar”, como cita o Observador.

Porém, a entidade ainda responsabiliza a Câmara de Lisboa e o Sporting pela concentração de milhares de adeptos num espaço limitado, em plena pandemia de covid-19.

O relatório nota, por exemplo, que, “na véspera dos festejos, a PSP faz um parecer onde sugere três cenários alternativos” para evitar a concentração de adeptos no âmbito do que ficou acordado entre a Câmara e o clube, segundo cita o Observador.

Mas o MAI não terá seguido nenhuma dessas indicações.

Por outro lado, a IGAI conclui que o MAI também ignorou as indicações da PSP quanto à concentração anunciada pela Juve Leo em frente ao Estádio de Alvalade.

Cabrita devia dar explicações, mas…

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, deveria comentar, nesta sexta-feira, os resultados deste inquérito, mas o encontro com os jornalistas terá sido desmarcado.

O Observador assegura que “no canal do Governo no Youtube estava anunciada uma “reacção do MAI” ao relatório para as 11:30 horas”. Mas uma fonte do MAI terá frisado à publicação “desconhecer o evento e o vídeo do anúncio desapareceu do site minutos depois”, nota ainda o Observador.

Entretanto, continua a decorrer um inquérito da Direcção Nacional da PSP aos incidentes no âmbito dos festejos do Sporting.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.