Festejos do Sporting. Inspeção culpa Câmara, clube e MAI (e a PSP podia ter feito mais)

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

A Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) concluiu que ninguém esteve bem no âmbito dos festejos do Sporting, após o clube ter ganho o campeonato nacional. Um relatório da entidade culpa o clube, mas também a Câmara de Lisboa e o ministério da Administração Interna (MAI), apontando ainda o dedo à PSP.

As conclusões do relatório foram transmitidas, nesta semana, ao Governo e o Observador teve acesso ao teor do documento.

O relatório resulta de um inquérito realizado aos incidentes verificados a 11 e 12 de Maio de 2021, após a vitória do Sporting no campeonato que pôs o fim a um jejum de 19 anos.

A IGAI aponta o dedo à PSP, considerando que podia ter feito mais para evitar incidentes com os adeptos. Contudo, o documento realça que “os factos provados não têm relevância disciplinar”, como cita o Observador.

Porém, a entidade ainda responsabiliza a Câmara de Lisboa e o Sporting pela concentração de milhares de adeptos num espaço limitado, em plena pandemia de covid-19.

O relatório nota, por exemplo, que, “na véspera dos festejos, a PSP faz um parecer onde sugere três cenários alternativos” para evitar a concentração de adeptos no âmbito do que ficou acordado entre a Câmara e o clube, segundo cita o Observador.

Mas o MAI não terá seguido nenhuma dessas indicações.

Por outro lado, a IGAI conclui que o MAI também ignorou as indicações da PSP quanto à concentração anunciada pela Juve Leo em frente ao Estádio de Alvalade.

Cabrita devia dar explicações, mas…

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, deveria comentar, nesta sexta-feira, os resultados deste inquérito, mas o encontro com os jornalistas terá sido desmarcado.

O Observador assegura que “no canal do Governo no Youtube estava anunciada uma “reacção do MAI” ao relatório para as 11:30 horas”. Mas uma fonte do MAI terá frisado à publicação “desconhecer o evento e o vídeo do anúncio desapareceu do site minutos depois”, nota ainda o Observador.

Entretanto, continua a decorrer um inquérito da Direcção Nacional da PSP aos incidentes no âmbito dos festejos do Sporting.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …