Fernando Santos deixa Ronaldo de fora e chama André Silva

(dr/td) Diogo Pinto / FPF

Fernando Santos, ex-treinador do FC Porto e Sporting, ex-selecionador da Grécia, campeão europeu com a selecção de Portugal

O capitão da seleção portuguesa de futebol ficou esta sexta-feira fora da primeira convocatória depois da conquista do Euro 2016 e vai falhar o particular com Gibraltar e o arranque da qualificação para o Mundial 2018, frente à Suíça.

Cristiano Ronaldo cumpre a parte final da recuperação da lesão que sofreu na final do Europeu e ficou excluído das opções do selecionador Fernando Santos para os jogos que vão decorrer no Porto e em Basileia.

Em comparação com os jogadores que estiveram em França, Vieirinha e Ricardo Carvalho também estão ausentes, acabando Fernando Santos por fazer regressar Luís Neto e Bernardo Silva e chamar pela primeira vez o lateral direito João Cancelo e o avançado do FC Porto André Silva.

O particular com Gibraltar está agendado para o dia 1 de setembro, no Estádio do Bessa, e o embate na Suíça, o primeiro jogo de qualificação para o Mundial 2018, no dia 6.

Portugal está inserido no grupo B da zona de qualificação europeia, juntamente com as seleções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.

No dia anterior ao jogo no estádio do Boavista, os campeões europeus vão receber as insígnias da Comenda da Ordem de Mérito e a cerimónia de imposição, presidida pelo Presidente da República, na Câmara Municipal do Porto.

Depois da entrega das insígnias, a equipa vai à varanda principal dos Paços do Concelho saudar a população. Serão também colocados ecrãs gigantes na Praça General Humberto Delgado para que todos possam assistir em direto.

A cerimónia começa às 18h30 e vai ter a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha atribuído a distinção aos jogadores e técnicos campeões a 11 de julho, no Palácio de Belém, mas só agora é que as insígnias serão entregues.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo.

Defesas: Cédric, João Cancelo, Luís Neto, Bruno Alves, Pepe, José Fonte, Eliseu e Raphael Guerreiro.

Médios: William Carvalho, Danilo, Adrien, João Moutinho, Renato Sanches, Bernardo Silva, João Mário e André Gomes.

Avançados: Rafa, André Silva, Nani, Ricardo Quaresma e Éder.

ZAP / Futebol 365 / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …