Fernando Santos garantiu: os sub-21 jogam no Euro 2020 (mas não jogaram)

Nuno Mendes e Pedro Gonçalves poderiam ter estado no Europeu sub-21 mas foram convocados para a seleção principal. No entanto, nenhum dos jovens do Sporting jogou no Euro 2020.

Portugal chegou à final do Europeu sub-21 deste ano e até poderia ter contado com dois dos futebolistas desta geração que mais brilharam na última temporada: Nuno Mendes e Pedro Gonçalves.

Os dois jovens do Sporting não foram à fase final do torneio sub-21, na Eslovénia, porque foram convocados para a seleção principal, para competir no Europeu 2020.

Em entrevista à Renascença, alguns dias antes do início do Euro 2020, Fernando Santos foi confrontado com essa questão e assegurou: “Quem me conhece sabe que, se convoquei jogadores que estariam na seleção sub-21, comigo, é para esses jogadores jogarem“.

No entanto, nenhum dos dois jovens do Sporting jogou no Euro 2020. Nenhum minuto.

Depois da derrota contra a Bélgica, em Sevilha, o selecionador nacional falou sobre esses dois casos. Nuno Mendes não jogou porque esteve lesionado: “Recuperou há dois dias, só há dois dias é que ficou com condições de jogar. Quem esteve parado durante 10 dias…”.

“Hoje, se o jogo tivesse corrido de outra forma, ele poderia ter entrado. Só teve dois dias de treino mas esteve no banco de suplentes também porque o Raphaël Guerreiro poderia ter dificuldades mas acabou por não apresentar dificuldades”, declarou o treinador, em conferência de imprensa.

Pedro Gonçalves é um caso diferente: “Houve três jogos… Um em que optei pelo Rafa, que entrou bem. Noutros momentos poderia ter havido oportunidade para ele. No jogo de hoje, pareceu-me que o melhor era colocar em campo outro tipo de jogadores. E as opções são essas”.

“Agora, ele esteve aqui porque tem qualidade e mérito para isso. Fez um trabalho excelente enquanto esteve aqui. Mas durante os jogos, e perante o que os jogos nos foram apresentando, não me pareceu que naqueles momentos a entrada do Pedro Gonçalves fosse a melhor opção. Numa ou outra ocasião, esteve mais perto de entrar, mas não entrou”, finalizou o selecionador nacional.

Entre os 26 convocados, cinco não entraram em campo no Euro 2020: os guarda-redes Anthony Lopes e Rui Silva, Gonçalo Guedes e os já mencionados Nuno Mendes e Pedro Gonçalves.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.