Fernando Pimenta com medalhas de ouro e prata na Taça do Mundo de Szeged

Paulo Novais / Lusa

O canoísta português Fernando Pimenta

O canoísta português Fernando Pimenta conquistou o ouro em K1 1.000 metros e a prata em 500 metros na Taça do Mundo de Velocidade de Szeged, num dia com ‘metais’ também para Joana Vasconcelos e Norberto Mourão.

Na prova que decorre até domingo na cidade húngara de Szeged, Fernando Pimenta, que chegou às 99 medalhas em competições internacionais, venceu os 1.000 metros em 3.26,48 minutos, superando por 24 centésimos de segundo o húngaro Balint Kopasz, campeão do mundo em título.

Mais tarde, nos 500 metros, foi Kopasz a levar a melhor, com um tempo de 1.36,47 minutos, pouco mais de dois segundos mais rápido do que o português, segundo classificado.

Pimenta, medalha de prata nos Jogos de Londres2012 em K2 1.000 metros, pode chegar à 100.ª medalha internacional no domingo, uma vez que participa na final de K1 5.000 metros, distância em que foi campeão do mundo em 2017 e 2018, com um bronze nos Mundiais de 2019, precisamente em Szeged.

A prova também registou uma medalha para Joana Vasconcelos, com bronze em K1 200 metros, depois de ter sido segunda na meia-final, acabando por fazer um tempo de 41,20 segundos na decisão das medalhas, atrás da vencedora, a húngara Anna Lucz, e da sueca Moa Wikberg, medalha de prata.

A canoísta olímpica apurou-se ainda para a final de K1 500 metros, ao vencer a sua meia-final com um tempo de 1.51,29 minutos, podendo somar novo ‘metal’ no domingo.

Na paracanoagem, Norberto Mourão somou nova medalha, com o terceiro lugar em VL2 500 metros, atrás dos russos Igor Korobeynikov, primeiro, e Roman Serebryakov, segundo, depois de ter conquistado a prata na sexta-feira nos 200 metros.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …