Fernando Pimenta campeão europeu em K1 1.000 metros

Fernando Pimenta / Facebook

O canoísta Fernando Pimenta

O canoísta português sagrou-se, este sábado, tricampeão europeu em K1 1.000 metros, ao vencer a final da distância no campeonato da Europa de 2018, a decorrer em Belgrado, na Sérvia.

O atleta do Benfica cumpriu a prova, que liderou do princípio ao fim, em 3.29,200 minutos, batendo o húngaro Balint Kopasz, segundo, a 280 milésimos de segundo, e o alemão Max Rendschmidt, terceiro, a 2,320 segundos.

Fernando Pimenta já tinha conquistado o título na mesma prova em 2016 (Moscovo) e 2017 (Plovdiv) e o bronze em 2011 e 2015. Em Europeus, soma mais quatro medalhas individuais, em K1 5.000, uma de ouro (2016), duas de prata (2013 e 2017) e uma de bronze (2014).

“Sem duvida que é um momento fantástico na minha carreira desportiva, ser campeão pelo terceiro ano consecutivo em K1 1000, depois de 2016, em Moscovo, em ano olímpico, e em 2017, na Bulgária”, disse o limiano.

Em declarações à Lusa, Pimenta destacou a “final com nível mundial, uma vez que todos os presentes já tinham medalhas em Europeus, Mundiais ou Taças do Mundo”.

“Sabia que ia ser uma competição muito aberta e que o húngaro e o alemão estavam melhor, mas não podia desprazer os outros. O perigo vinha daí e tentei defender-me o melhor possível. Sabia que precisava de uma margem de segurança para o Kopasz, pois ele sobe muito no fim. Dei tudo por tudo e voltei a ser campeão da Europa“, contou.

Fernando Pimenta realça a “importância deste título para a canoagem portuguesa, com um ‘tri’ inédito”, agradecendo ainda as muitas mensagens de apoio que tem recebido, esperando manter essa “energia positiva” que diz ser extensível a toda a equipa de Portugal.

Foi uma prova excecional, à sua maneira: veio rápido, a controlar até aos 750 metros com alguma vantagem para o húngaro, que ainda se conseguiu aproximar, mas o Fernando teve uma excelente reação e foi mais uma vez campeão, pela terceira vez consecutiva, algo inédito no desporto nacional. Tem tido esta consistência ao longo dos anos”, congratulou-se o treinador, Hélio Lucas.

O diretor técnico nacional, Ricardo Machado, elogiou, por seu lado, “mais um grande desempenho de um atleta de exceção”, congratulando-se pelo facto de toda a seleção se estar a exibir a um bom nível em Belgrado, com várias tripulações apuradas para finais.

No total, em Europeus, o canoísta de Ponte de Lima conta mais quatro medalhas em K4 1.000 metros e uma em K2 500, para um total de 14 ‘metais’ – quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

O mais galardoado português de sempre na canoagem ganhou ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em K2 1.000 metros, com Emanuel Silva, em Londres2012, e cinco em Mundiais, uma delas de ouro, em K1 5.000 (2017).

Em Belgrado, Pimenta, que ainda soma duas medalhas de prata nos Jogos Europeus, em 2015, pode aumentar o seu currículo, pois ainda compete domingo na final de K1 500 metros.

A seleção lusa tem como ponto alto da época os Mundiais, que vão decorrer pela primeira vez em Portugal, de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …