Fernando Pimenta campeão europeu em K1 1.000 metros

Fernando Pimenta / Facebook

O canoísta Fernando Pimenta

O canoísta português sagrou-se, este sábado, tricampeão europeu em K1 1.000 metros, ao vencer a final da distância no campeonato da Europa de 2018, a decorrer em Belgrado, na Sérvia.

O atleta do Benfica cumpriu a prova, que liderou do princípio ao fim, em 3.29,200 minutos, batendo o húngaro Balint Kopasz, segundo, a 280 milésimos de segundo, e o alemão Max Rendschmidt, terceiro, a 2,320 segundos.

Fernando Pimenta já tinha conquistado o título na mesma prova em 2016 (Moscovo) e 2017 (Plovdiv) e o bronze em 2011 e 2015. Em Europeus, soma mais quatro medalhas individuais, em K1 5.000, uma de ouro (2016), duas de prata (2013 e 2017) e uma de bronze (2014).

“Sem duvida que é um momento fantástico na minha carreira desportiva, ser campeão pelo terceiro ano consecutivo em K1 1000, depois de 2016, em Moscovo, em ano olímpico, e em 2017, na Bulgária”, disse o limiano.

Em declarações à Lusa, Pimenta destacou a “final com nível mundial, uma vez que todos os presentes já tinham medalhas em Europeus, Mundiais ou Taças do Mundo”.

“Sabia que ia ser uma competição muito aberta e que o húngaro e o alemão estavam melhor, mas não podia desprazer os outros. O perigo vinha daí e tentei defender-me o melhor possível. Sabia que precisava de uma margem de segurança para o Kopasz, pois ele sobe muito no fim. Dei tudo por tudo e voltei a ser campeão da Europa“, contou.

Fernando Pimenta realça a “importância deste título para a canoagem portuguesa, com um ‘tri’ inédito”, agradecendo ainda as muitas mensagens de apoio que tem recebido, esperando manter essa “energia positiva” que diz ser extensível a toda a equipa de Portugal.

Foi uma prova excecional, à sua maneira: veio rápido, a controlar até aos 750 metros com alguma vantagem para o húngaro, que ainda se conseguiu aproximar, mas o Fernando teve uma excelente reação e foi mais uma vez campeão, pela terceira vez consecutiva, algo inédito no desporto nacional. Tem tido esta consistência ao longo dos anos”, congratulou-se o treinador, Hélio Lucas.

O diretor técnico nacional, Ricardo Machado, elogiou, por seu lado, “mais um grande desempenho de um atleta de exceção”, congratulando-se pelo facto de toda a seleção se estar a exibir a um bom nível em Belgrado, com várias tripulações apuradas para finais.

No total, em Europeus, o canoísta de Ponte de Lima conta mais quatro medalhas em K4 1.000 metros e uma em K2 500, para um total de 14 ‘metais’ – quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

O mais galardoado português de sempre na canoagem ganhou ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em K2 1.000 metros, com Emanuel Silva, em Londres2012, e cinco em Mundiais, uma delas de ouro, em K1 5.000 (2017).

Em Belgrado, Pimenta, que ainda soma duas medalhas de prata nos Jogos Europeus, em 2015, pode aumentar o seu currículo, pois ainda compete domingo na final de K1 500 metros.

A seleção lusa tem como ponto alto da época os Mundiais, que vão decorrer pela primeira vez em Portugal, de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …