Fernando Pimenta bronze em K1 500. Teresa Portela e Joana Vasconcelos campeãs da Europa em K2 200

Fernando Pimenta / Facebook

O canoísta Fernando Pimenta

O canoísta português terminou, este domingo, em terceiro lugar na final de K1 500 metros do campeonato da Europa. Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram o título europeu em K2 200 metros, em Belgrado.

Fernando Pimenta cumpriu a distância em 1.37,393 minutos, a 0,995 segundos do vencedor, o checo Josef Dostal, e a 0,060 do ucraniano Oleh Kukharyk, terceiro.

Entretanto, o canoísta português também conquistou a medalha de prata em K1 5.000 metros, repetindo o resultado de 2017, ano em que conquistou o título mundial na distância.

O canoísta natural de Ponte de Lima concluiu a prova em 20.38,790 minutos, mais 10,830 segundos do que o alemão Max Hoff, que revalidou o título conquistado em Plovdiv, na Bulgária.

O atleta do Benfica soma 16 medalhas em Europeus – cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze -, depois de, na edição de 2018, se ter sagrado tricampeão em K1 1.000 metros, vice em K1 5.000 e terceiro em K1 500.

Também durante a manhã, Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram o título europeu em K2 200 metros, ao terminarem a final em 37,055 segundos.

As atletas portuguesas impuseram-se às russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova, segundas classificadas por 28 milésimos de segundo, e às polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejczyk, terceiras a 0,092 segundos.

Antes, a dupla portuguesa já tinha terminado em sétimo a final de K2 500 metros, em 1.41,247, a 1,990 segundos da dupla francesa constituída por Manon Hostens e Sarah Guyot, que venceram a regata.

Em K4 500 metros, João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva, David Varela não foram além do nono e último lugar na final, em 01.22,396 minutos, a 3,837 segundos da seleção espanhola, que se sagrou campeã europeia.

Hélder Silva foi sétimo na final B de C1 500 metros, em 01.58,350 minutos, e vai ainda disputar a final A de C1 200.

Ainda hoje, também Marco Apura vai disputar a final de C1 5.000 metros, enquanto Francisca Laia e Hugo Rocha vão disputar as finais B em K1 200.

A seleção lusa tem como ponto alto da época os Mundiais, que vão decorrer pela primeira vez em Portugal, de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho.

Atualização (16h07):
Notícia atualizada com a medalha de prata de Fernando Pimenta em K1 5000.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a todos os atletas que, seguramente, deram o seu melhor, mas, sobretudo, parabéns aos medalhados… e ao clube a que pertencem, o qual, com o seu projeto olímpico, com a estratégia que tem vindo a pôr em prática e com a visão de futuro por parte dos seus dirigentes, vai semeando boa semente, em várias modalidades, apesar de quase só se falar desse clube por más razões. Esta é uma excelente maneira de mostrar a toda a gente, particularmente os detractores (se é que eles vêem ou têm capacidade para ver), que aquilo que dizem é infundado e que mais valia que tentassem adoptar estratégia semelhante, para bem do desporto nacional.

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …