Fernando Pimenta bronze em K1 500. Teresa Portela e Joana Vasconcelos campeãs da Europa em K2 200

Fernando Pimenta / Facebook

O canoísta Fernando Pimenta

O canoísta português terminou, este domingo, em terceiro lugar na final de K1 500 metros do campeonato da Europa. Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram o título europeu em K2 200 metros, em Belgrado.

Fernando Pimenta cumpriu a distância em 1.37,393 minutos, a 0,995 segundos do vencedor, o checo Josef Dostal, e a 0,060 do ucraniano Oleh Kukharyk, terceiro.

Entretanto, o canoísta português também conquistou a medalha de prata em K1 5.000 metros, repetindo o resultado de 2017, ano em que conquistou o título mundial na distância.

O canoísta natural de Ponte de Lima concluiu a prova em 20.38,790 minutos, mais 10,830 segundos do que o alemão Max Hoff, que revalidou o título conquistado em Plovdiv, na Bulgária.

O atleta do Benfica soma 16 medalhas em Europeus – cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze -, depois de, na edição de 2018, se ter sagrado tricampeão em K1 1.000 metros, vice em K1 5.000 e terceiro em K1 500.

Também durante a manhã, Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram o título europeu em K2 200 metros, ao terminarem a final em 37,055 segundos.

As atletas portuguesas impuseram-se às russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova, segundas classificadas por 28 milésimos de segundo, e às polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejczyk, terceiras a 0,092 segundos.

Antes, a dupla portuguesa já tinha terminado em sétimo a final de K2 500 metros, em 1.41,247, a 1,990 segundos da dupla francesa constituída por Manon Hostens e Sarah Guyot, que venceram a regata.

Em K4 500 metros, João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva, David Varela não foram além do nono e último lugar na final, em 01.22,396 minutos, a 3,837 segundos da seleção espanhola, que se sagrou campeã europeia.

Hélder Silva foi sétimo na final B de C1 500 metros, em 01.58,350 minutos, e vai ainda disputar a final A de C1 200.

Ainda hoje, também Marco Apura vai disputar a final de C1 5.000 metros, enquanto Francisca Laia e Hugo Rocha vão disputar as finais B em K1 200.

A seleção lusa tem como ponto alto da época os Mundiais, que vão decorrer pela primeira vez em Portugal, de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho.

Atualização (16h07):
Notícia atualizada com a medalha de prata de Fernando Pimenta em K1 5000.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a todos os atletas que, seguramente, deram o seu melhor, mas, sobretudo, parabéns aos medalhados… e ao clube a que pertencem, o qual, com o seu projeto olímpico, com a estratégia que tem vindo a pôr em prática e com a visão de futuro por parte dos seus dirigentes, vai semeando boa semente, em várias modalidades, apesar de quase só se falar desse clube por más razões. Esta é uma excelente maneira de mostrar a toda a gente, particularmente os detractores (se é que eles vêem ou têm capacidade para ver), que aquilo que dizem é infundado e que mais valia que tentassem adoptar estratégia semelhante, para bem do desporto nacional.

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …