Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido do que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Esta conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas.

Tendemos a encarar a noite como um tempo reservado à função restauradora: dormir é um momento de silêncio vital que recarrega os nossos corpos. No entanto, o mesmo não se verifica quando se trata de cicatrização de feridas. Segundo um estudo recente, os nossos corpos curam-se mais rápido se a lesão tiver sido feita durante o dia, devido à forma como os ritmos circadianos controlam o funcionamento das nossas células.

Até agora, os cientistas pensavam que os ritmos circadianos eram controlados apenas pelo “relógio principal” do hipotálamo. Agora, a equipa considera que o tempo biológico se estende por todas as células do nosso corpo.

A forma como este processo se desenrola ainda está sob investigação, no entanto não há como negar que estes mecanismos podem ter repercussões poderosas – como, por exemplo, reparar o tecido danificado a um ritmo drasticamente diferente, dependendo da hora do dia em que nos magoamos.

A equipa de investigadores da Universidade de Cambridge examinou a forma como as células da pele, chamadas fibroblastos, respondem de forma diferente dependendo da hora do dia.

Quando nos magoamos, os fibroblastos migram para a área afetada e produzem proteínas restauradoras, como o colagénio, que ajuda a reconstruir o tecido danificado. Mas estes que são considerados os primeiros socorristas dependem da proteína actina para fazer o seu trabalho.

Isto significa que quando não há actina suficiente, o trabalho dos fibroblastos fica comprometido. Curiosamente, é o ciclo circadiano que determina os níveis de actina, ou seja, as células da pele são escravas do ciclo dia-noite.

Para verificar todo o processo, os cientistas examinaram culturas de fibroblastos cultivadas em placas de petri. Quando as culturas foram arranhadas em momentos diferentes, as feridas sofridas em condições simuladas de noite curaram mais lentamente do que aquelas causadas durante o dia, devido a diferentes velocidades de resposta dos fibroblastos.

“Verificamos uma diferença de duas vezes na velocidade de cicatrização de feridas entre o dia e a noite do relógio corporal”, explicou o autor e biólogo molecular John O’Neill, que apontou ainda que estas respostas podem ser manipuladas. O estudo foi publicado recentemente na Science Translational Medicine.

Técnicas para “enganar” as células podem ter um efeito potencialmente enorme nos tratamentos médicos, segundo os investigadores, possibilitando aos cirurgiões adaptar as operações a momentos em que os pacientes podem reagir melhor.

Estes resultados foram também observados em cobaias, mas o curioso é que esta pesquisa sugere também que a mesma coisa pode acontecer também nos humanos.

Queimaduras feitas à noite (entre as 20h e as 8h) levaram, em média, cerca de 60% mais tempo para curar do que os mesmos tipos de lesões sofridas durante o dia: 28 dias para queimaduras noturnas, em comparação com apenas 17 dias para queimaduras recebidas diurnas..

A razão pela qual as nossas feridas cicatrizam mais rápido se tiverem acontecido durante o dia é ainda um mistério. No entanto, os cientistas especulam que a razão pode estar na adaptação evolucionária: curamo-nos mais rápido durante o dia porque é quando estamos mais propensos a ser ativos.

PARTILHAR

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …