/

Fenprof promete greve no início de aulas e na primeira semana de outubro

4

Mário Cruz / Lusa

Professores vão fazer greve no início das aulas e na primeira semana de outubro. Professores têm de “voltar em setembro com a força toda que tem sido usada até agora”, afirmou Mário Nogueira.

Esta sexta-feira, o dirigente sindical da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que “os professores farão greve na primeira semana de outubro” e o primeiro dia de aulas “será sinalizado com luta e realização de plenários”.

“Temos de voltar em setembro com a força toda que temos usado até agora. Vamos começar no primeiro dia de aulas e tudo faremos para que não haja aulas ao abrigo da lei sindical, não com greve, não com mais esforço financeiro, mas com plenários e reuniões no país inteiro, com a distribuição de um texto à população”, anunciou Mário Nogueira perante umas dezenas de manifestantes.

Uma luta que continuará, avisou o sindicalista, na semana do 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, “com uma semana de greve de segunda a quinta, porque sexta-feira é feriado” ainda que o “modelo da greve ainda não esteja definido”.

“Não estivemos ainda a ver se será greve de quatro dias para todos, ou se será outro modelo, mas essa é a semana decisiva na negociação entre os partidos e o Orçamento de Estado para 2019, porque aí tem de estar a verba para o primeiro momento da recuperação do tempo de serviço”, avisou.

Mário Nogueira discursava numa manifestação agendada para aguardar a chegada da secretária de Estado Adjunta e da Educação ao município de São Pedro do Sul, para assinatura de um protocolo. Alexandra Leitão antecipou, no entanto, a sua presença, ato que o sindicalista considerou como “covarde”.

“Pena é que tenhamos governantes que, como vemos hoje, têm nos genes a covardia política”, afirmou Mário Nogueira, lamentando que a secretária de Estado não tenha dito aos presentes se se comprometia ou não com os professores a resolver o problema.

O sindicalista avisou, no entanto, que os governantes da Educação ou o primeiro-ministro poderão ser confrontados durante o “mês de julho, ou de agosto, que são meses de férias” em sítios públicos.

O autarca, Vítor Figueiredo, justificou a antecipação da assinatura do protocolo em hora e meia, referindo que a secretária de Estado tinha de estar às 12h30 em Lisboa para uma conferência do grupo parlamentar. O protocolo visa uma intervenção no valor de 1,1 milhões de euros na Escola Secundária de São Pedro do Sul.

// Lusa

4 Comments

  1. Os professores passam o ano a roubar o estado e parece que que tudo passa incólume.. senão veja- se.. na minha escola nas férias da Páscoa por exemplo os alunos vão para casa mas os professores deveriam estar nas escolas.. o que é que acontece? Não está lá NINGUÉM.. e esses dias não são descontados das férias.. TENHAM VERGONHAAAA!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.