Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

Hostelworld.com

Grande Barreira de Coral, Australia

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira “descoloração” no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar.

Como avançou o Expresso, este fenómeno afeta colónias de corais em todo o mundo mas caso australiano é mais grave, visto que os eventos do mesmo género ocorridos em 2016 e 2017 deixaram apenas 10% a 40% dos recifes intactos, com cerca de metade acabando por morrer.

“Estamos no limite”, indicou ao Guardian o professor Terry Hughes, diretor do centro para o Estudo de Recifes de Coral da James Cook University, na Austrália. Caso as altas temperaturas dos mares na região não caiam nas próximas duas semanas, os corais ficarão brancos.

Segundo as autoridades, as temperaturas nalgumas zonas da Grande Barreira de Coral da Austrália estão 1,5ºC acima do habitual e outras 3ºC. A descoloração ocorre quando os corais passam demasiado tempo em águas com uma temperatura acima do normal, afastando a alga que os alimenta e lhes dá cor. Muitos morrem ou ficam frágeis.

O responsável da World Wide Fund For Nature (WWF) Austrália, Richard Leck, lembrou que, “após este verão de incêndios florestais e desta onda de calor marítima a atingir o recife, não podemos continuar a enterrar a cabeça na areia”. É preciso “uma política climática segura para os recifes, que seja coerente com a meta de aquecimento global de 1,5°C ou menos. Não serão toleradas mais desculpas”, frisou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.