FC Porto vence Villarreal no jogo de apresentação

Pedro Trindade / Lusa

-

André Silva foi o autor do golo portista

Um golo de André Silva, o oitavo em oito jogos de preparação, foi suficiente para o FC Porto vencer hoje os espanhóis do Villarreal e deixar boas expetativas aos adeptos que lotaram o Dragão em noite de apresentação do plantel de futebol 2016/17.

André Silva de 20 anos, que saiu antes do apito final sob grande ovação, tem sido a figura dos ‘azuis e brancos’ na pré-temporada e esta noite voltou a ‘faturar’, assistido pelo brasileiro Otávio, que esteve emprestado ao Vitória de Guimarães e que tem sido aposta constante de Nuno Espírito Santo.

A uma semana de iniciar a época, o técnico portista apostou em três dos reforços de início: o defesa esquerdo Alex Teles, o central Felipe e o avançado Otávio, com André Silva como ponta-de-lança titular, como em quase todos os jogos de preparação.

No Villareal, Marcelino Toral aproveitou para dar rodagem às mais sonantes contratações da equipa espanhola, o brasileiro Pato e o italiano Soriano, deixando no banco o defesa José Ángel, emprestado pelo FC Porto.

O calor intenso, mesmo à hora do jogo, e o caráter amigável da partida podem ter influenciado uma entrada a meio-gás das duas equipas, o que melhor foi aproveitado pelos portistas, quando Otávio, aos 13 minutos, recebeu a bola com o ombro, passando-a sobre um adversário, e foi buscá-la na linha de fundo, de onde cruzou para o remate certeiro de André Silva.

Os ‘dragões’ mostraram, até ao intervalo, mais desenvoltura na condução dos acontecimentos, enquanto o Villarreal apostava em contra-ataques, municiando Pato, Soldado e Soriano, que foram sendo sustidos por Felipe e Marcano, irrepreensíveis no primeiro tempo.

Aliás, a única vez que a baliza de Casillas foi ‘alvejada’, à passagem da meia hora, deveu-se a um desentendimento entre o guarda-redes e Alex Telles, que ‘facilitaram’ em zona de perigo, tendo a bola sobrado para Pato, que rematou de forma defeituosa.

O segundo tempo começou com um bom momento de futebol do trio atacante portista, que só não terminou em golo porque o remate de André Silva saiu poucos centímetros acima da barra.

Nuno Espírito Santo só mexeu na equipa aos 72 minutos, para tirar André André, Danilo, Otávio e Felipe, substituídos por Rúben Neves, Reyes, Layún e Adrián Lopéz.

O FC Porto manteve-se no controlo dos acontecimentos e ainda entraram Bueno, Evandro, João Carlos Teixeira e Varela, a dois minutos do final, altura em que Casillas quase ofereceu um golo, ao ‘despachar’ defeituosamente a bola, que embateu num adversário em pleno coração da sua área.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …