FC Porto vence Stoke City e termina Colónia Cup em segundo

Manuel de Almeida / Lusa

Depois do triunfo do Colónia frente aos espanhóis do Valência, por 3-2, o FC Porto, de acordo com o regulamento do quadrangular, estava obrigado a vencer os ingleses pelo menos pela diferença de cinco golos para poder conquistar o troféu.

O FC Porto encerrou hoje a sua participação no torneio de futebol Colónia Cup, na Alemanha, com um triunfo por 3-0 frente aos ingleses do Stoke City, insuficiente para erguer o troféu que ficou em casa.

Os portistas, com um ‘onze’ em que Julen Lopetegui repetiu apenas Aboubakar e Tello em relação ao jogo de sábado com o Valência, dominaram desde o minuto inicial, com boa circulação de bola a toda a largura, mas pecando no último passe.

Aboubakar, um dos mais rematadores da equipa portista, com tentativas de visar a baliza do experiente guarda-redes Shay Given, aos dois, 19 e 27 minutos, colocou o FC Porto em vantagem aos 33 minutos, correspondendo a um cruzamento de Tello.

A pressão ofensiva dos portistas rendeu novo golo escassos minutos volvidos, por Alberto Bueno, que se estreou a marca de ‘dragão’ ao peito, através de um cabeceamento em posição central, após cruzamento de Ricardo Pereira.

A formação portista dispôs de uma boa oportunidade para elevar a vantagem por Varela, aos 48 minutos, no aproveitamento de um erro contrário, mas o remate forte já dentro da área foi defendido por Haugaard, que rendera ao intervalo Shay Given.

Sérgio Oliveira, aos 51 minutos, na cobrança de um livre, obrigou o guarda-redes Haugaard a defesa atenta, voltaria a procurar o golo aos 84, após o que, com as várias alterações operadas, o encontro passou por um período com poucos atrativos.

Aos 71 minutos, a castigar jogo com o braço de Wilson na área do Stoke City na sequência de um cruzamento de Sérgio Oliveira, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, transformada em golo por Brahimi, para elevar a vantagem para 3-0.

Até ao fim do encontro, a bola ainda entrou na baliza defendida por Helton, que juntamente com Martins Indi cumpriu os 90 minutos com o Stoke City, mas o golo foi anulado por o lance ter sido precedido de fora de jogo de Odemwingie.

O FC Porto encerrou o estágio na Alemanha com uma vitória folgada por 3-0 frente ao Stoke City, após um ciclo de três jogos sem vencer, e deixa já boas indicações para o início da época que se avizinha.

A apresentação aos sócios dos portistas, que regressam ao trabalho esta semana no Olival, em Vila Nova de Gaia, está marcada para sábado, no Dragão, frente aos italianos do Nápoles.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …