FC Porto vence Sporting com 3 de Tello

d.r. FCPorto / Facebook

Christian Tello, FC Porto

Christian Tello, FC Porto

O FC Porto venceu hoje o Sporting por 3-0, em partida da 23.ª jornada da I Liga de futebol, decidida com um ‘hat-trick’ de Tello, num resultado que complicou de sobremaneira as ambições dos ‘leões’ na luta pelo título nacional.

Já os ‘dragões’, que arrancaram uma vitória merecida, fruto de um rendimento claramente superior ao adversário neste clássico, continuam a quatro pontos do líder Benfica e têm agora mais oito do que a turma de Alvalade, que fica a 12 pontos do primeiro lugar e apenas um à frente do Sporting de Braga.

Com Jackson e Herrera a assistir e Christian Tello de ‘pé quente’ a concretizar, surgiu a fórmula do sucesso dos ‘azuis e brancos’, perante um Sporting praticamente inconsequente, que foi uma sombra do que mostrou em partidas anteriores.

O desafio até começou de forma enfadonha, com um futebol muito ‘mastigado’ no meio campo e com as duas equipas demasiado erróneas no passe, o que ia afastando a bola das duas balizas.

Só depois de 15 minutos inconsequentes se assistiu ao primeiro remate do jogo, para o Sporting, com João Mário a quebrar a passividade dos companheiros do ataque, nomeadamente de Montero como a referência de sector, e a surgir do meio campo para atirar ao lado.

O lance motivou as primeiras reações dos nortenhos, em dois lances em que Evandro – surpresa do ‘onze’ de Lopetegui, ocupando o lugar do lesionado Oliver – serviu Jackson e Brahimi para remates com pouca pontaria.

Paulatinamente, os ‘dragões’ iam descortinando brechas na defesa dos sportinguistas, que, menos afoitos nas manobras ofensivas, recuavam, em demasia, perante as investidas ‘azuis e brancas’.

Prova disso foi forma como, à passagem da meia hora, Herrera, lançado por Danilo, teve tempo para deixar dois adversários pelo caminho e, na área, falhar, por pouco, o ‘chapéu’ a Rui Patrício.

O lance do mexicano acabou por ser o prenúncio do primeiro golo, aos 31 minutos, quando Tello não desperdiçou uma tremenda assistência de Jackson, de calcanhar, superou a defesa contrária em velocidade e marcou.

Só com o revês, os lisboetas começaram a fazer mais pela vida, explorando alguma falta de entendimento na defesa do FC Porto para responder em contra-ataque.

Numa dessa investidas, pouco antes do intervalo, Carrillo combinou bem com Nani, mas não foi feliz no remate, deixando os locais recolherem em vantagem para o descanso.

Esperava-se que no reatamento a equipa de Marco Silva pudesse surgir com uma outra atitude para inverter a contrariedade, mas foi o FC Porto a regressar de forma fulgurante.

Em pouco mais de dois minutos, Jackson esteve perto do segundo golo, primeiro num tiro ao lado, após assistência de Herrera e, depois, a ver um remate ser cortado praticamente em cima da linha de baliza por Cedric.

Nesta toada, acabou por não surpreender o segundo golo do FC Porto, à passagem dos 58 minutos, com os mesmos protagonistas do primeiro tento.

Passe a rasgar toda a defesa do Sporting por Jackson e Tello a usar, novamente, a sua velocidade para se desmarcar e rematar sem hipótese para Rui Patrício.

Com a situação bem mais complicada, o treinador dos ‘leões’ percebeu que tinha de fazer algo mais, lançando Capel e Slimani no jogo, abdicando de Adrien e do inoperante Montero.

Apesar das mexidas, o Sporting continuou inconsequente e, mesmo com o FC Porto a recuar ligeiramente, conseguiu, nesta segunda parte, apenas um remate à baliza de Fabiano.

Perante a passividade contrária, Tello quis vincar que esta era a sua noite e, já nos últimos 10 minutos, sublinhou o estatuto de homem do jogo, apontando o 3-0 final, após passe de Herrera.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …