FC Porto vence Sporting com 3 de Tello

d.r. FCPorto / Facebook

Christian Tello, FC Porto

Christian Tello, FC Porto

O FC Porto venceu hoje o Sporting por 3-0, em partida da 23.ª jornada da I Liga de futebol, decidida com um ‘hat-trick’ de Tello, num resultado que complicou de sobremaneira as ambições dos ‘leões’ na luta pelo título nacional.

Já os ‘dragões’, que arrancaram uma vitória merecida, fruto de um rendimento claramente superior ao adversário neste clássico, continuam a quatro pontos do líder Benfica e têm agora mais oito do que a turma de Alvalade, que fica a 12 pontos do primeiro lugar e apenas um à frente do Sporting de Braga.

Com Jackson e Herrera a assistir e Christian Tello de ‘pé quente’ a concretizar, surgiu a fórmula do sucesso dos ‘azuis e brancos’, perante um Sporting praticamente inconsequente, que foi uma sombra do que mostrou em partidas anteriores.

O desafio até começou de forma enfadonha, com um futebol muito ‘mastigado’ no meio campo e com as duas equipas demasiado erróneas no passe, o que ia afastando a bola das duas balizas.

Só depois de 15 minutos inconsequentes se assistiu ao primeiro remate do jogo, para o Sporting, com João Mário a quebrar a passividade dos companheiros do ataque, nomeadamente de Montero como a referência de sector, e a surgir do meio campo para atirar ao lado.

O lance motivou as primeiras reações dos nortenhos, em dois lances em que Evandro – surpresa do ‘onze’ de Lopetegui, ocupando o lugar do lesionado Oliver – serviu Jackson e Brahimi para remates com pouca pontaria.

Paulatinamente, os ‘dragões’ iam descortinando brechas na defesa dos sportinguistas, que, menos afoitos nas manobras ofensivas, recuavam, em demasia, perante as investidas ‘azuis e brancas’.

Prova disso foi forma como, à passagem da meia hora, Herrera, lançado por Danilo, teve tempo para deixar dois adversários pelo caminho e, na área, falhar, por pouco, o ‘chapéu’ a Rui Patrício.

O lance do mexicano acabou por ser o prenúncio do primeiro golo, aos 31 minutos, quando Tello não desperdiçou uma tremenda assistência de Jackson, de calcanhar, superou a defesa contrária em velocidade e marcou.

Só com o revês, os lisboetas começaram a fazer mais pela vida, explorando alguma falta de entendimento na defesa do FC Porto para responder em contra-ataque.

Numa dessa investidas, pouco antes do intervalo, Carrillo combinou bem com Nani, mas não foi feliz no remate, deixando os locais recolherem em vantagem para o descanso.

Esperava-se que no reatamento a equipa de Marco Silva pudesse surgir com uma outra atitude para inverter a contrariedade, mas foi o FC Porto a regressar de forma fulgurante.

Em pouco mais de dois minutos, Jackson esteve perto do segundo golo, primeiro num tiro ao lado, após assistência de Herrera e, depois, a ver um remate ser cortado praticamente em cima da linha de baliza por Cedric.

Nesta toada, acabou por não surpreender o segundo golo do FC Porto, à passagem dos 58 minutos, com os mesmos protagonistas do primeiro tento.

Passe a rasgar toda a defesa do Sporting por Jackson e Tello a usar, novamente, a sua velocidade para se desmarcar e rematar sem hipótese para Rui Patrício.

Com a situação bem mais complicada, o treinador dos ‘leões’ percebeu que tinha de fazer algo mais, lançando Capel e Slimani no jogo, abdicando de Adrien e do inoperante Montero.

Apesar das mexidas, o Sporting continuou inconsequente e, mesmo com o FC Porto a recuar ligeiramente, conseguiu, nesta segunda parte, apenas um remate à baliza de Fabiano.

Perante a passividade contrária, Tello quis vincar que esta era a sua noite e, já nos últimos 10 minutos, sublinhou o estatuto de homem do jogo, apontando o 3-0 final, após passe de Herrera.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …