FC Porto vence Braga e isola-se no segundo lugar

F365

-

O FC Porto regressou hoje às vitórias, ao vencer em casa por 2-1 o Sporting de Braga, em jogo da sétima jornada da Primeira Liga, mantendo a distância face ao líder da tabela e isolando-se em segundo.

Os golos de Martins Indi (25 minutos) e Quintero (59) permitiram aos “dragões” voltar a ganhar, algo que não acontecia desde da goleada (6-0) ao BATE Barisov, mas uma exibição sem um brilho que se possa dizer incandescente não evitou que sofressem o primeiro golo caseiro da época – marcou Zé Luís (32).

Sem grande surpresa, o treinador dos “dragões” só mexeu na frente face à equipa que jogou terça-feira na casa do Shakhtar Donetsk, premiando o Jackson Martínez (em detrimento de Aboubakar), que na Ucrânia só jogou 25 minutos, mas o tempo suficiente para garantir o empate (2-2) ao “bisar”.

Do lado bracarense, as novidades surgiram no lado oposto, na defesa: Sasso ficou no banco, dado o regresso de Santos – brasileiro que cumpriu castigo no jogo com o Rio Ave na última jornada -, e Tiago Gomes aproveitou a lesão de Djavan.

No arranque, com Marcano à frente dos centrais e a completar o triângulo do miolo com Herrera e Óliver Torres, o meio campo do FC Porto era o setor mais instável. Na equipa bracarense, notava-se maior fragilidade no apoio ao guarda-redes e demasiada dependência do erro do adversário para conseguir sair com perigo.

A ansiedade de querer contrariar um ciclo de três empates consecutivos na prova, mais um europeu, parecia manter a equipa “azul e branca” retraída, permitindo que o Braga fosse atrevido, como aconteceu aos 12 minutos, no primeiro lance de perigo do jogo: remate de Rúben Micael para as mãos de Fabiano. Os portistas responderam, e despertaram, de imediato através de Jackson, mas Matheus também “encaixou” (13 minutos).

Martins Indi, aos 25, assinou o primeiro golo da partida, após canto na direita de Tello – espanhol que pela primeira vez repetiu a titularidade no FC Porto em dois jogos consecutivos – e assistência de cabeça de Maicon.

A vantagem mínima do Porto justificava-se, mas o empate, conseguido, sete minutos depois, pelo Braga – disparo de Zé Luís para a baliza à guarda de Fabiano, após falha de Brahimi (32 minutos) – não foi totalmente despropositado, face ao facto dos bracarenses até terem ganho veia atacante quando se viram a perder.

Até ao final da primeira parte, aos 41 minutos, Danilo esteve quase a fazer o 2-1, mas a barra “salvou” os bracarenses e adiou o que na segunda parte cedo se percebeu que seria inadiável.

Ao intervalo, Julen Lopetegui trocou Marcano por Rúben Neves e Herrera por Quintero, na tentativa de dar a volta ao “triângulo” do meio campo, colocando-o mais no apoio ao ataque do que à defesa.

E a entrada do colombiano surtiu efeito já que foi o autor do segundo golo dos portistas, aos 60 minutos, depois de um bom trabalho de Brahimi na recuperação de bola.

O regresso ao domínio do marcador deu confiança ao FC Porto, mas o Braga não desistiu e o jogo ganhou, finalmente, a intensidade que a adivinhava antes do apito inicial.

Santos, aos 63 minutos, atirou ao poste direito. Brahimi e Jackson também não pareciam conformados com a vantagem pela margem mínima e procuraram o terceiro golo ao combinarem bem, aos 65, mas o brasileiro cortou.

Até ao final, oportunidades repartidas: Pedro Tiba (78 minutos) e Éder (90+2) desperdiçaram o empate, enquanto Rúben Neves (84) e Tello (84) não garantiram a tranquilidade.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …