FC Porto na Taça da Liga: um percurso (estranhamente) discreto

FPF

Taça da Liga

A 15.ª participação dos portistas no torneio, já se sabe, vai terminar ainda na fase de grupos. FC Porto nunca conquistou a Taça da Liga.

29 campeonatos, 22 Supertaças, 17 Taças de Portugal. O palmarés do FC Porto é extenso e, a nível nacional, já conquistou todos estes troféus. Mas falta a Taça da Liga.

Desde as suas primeiras edições que muitos adeptos portistas começaram a desvalorizar o torneio, dizendo que o seu clube “não queria” conquistar aquela Taça. Em alguns momentos o próprio clube já disse o contrário, já demonstrou o contrário, já chegou à final… Mas nunca venceu.

A Taça da Liga é recente mas já vai na sua 15.ª edição. Na primeira, em 2007, o FC Porto jogou uma vez. Só. Perdeu logo com o Fátima.

Na segunda edição foi mais longe: passou a fase de grupos no primeiro lugar mas foi goleado pelo Sporting numa das meias-finais. Na terceira edição, a primeira final (2010), mas o Benfica levou a melhor.

Seguiu-se nova passagem discreta, com o FC Porto a ser superado pelo Nacional na fase de grupos. A quinta edição terminou nas meias-finais, em nova derrota com o Benfica.

O regresso a uma final aconteceu em 2013, com o Sporting de Braga a vencer dessa vez. O Benfica, novamente, foi quem afastou o FC Porto do troféu, ao ganhar nas meias-finais no ano seguinte. Em 2015, mais uma presença nas meias-finais, onde o Marítimo levou a melhor.

A nona edição da Taça da Liga, em 2015/16, foi assunto durante algum tempo: o FC Porto jogou contra Marítimo, Famalicão e Feirense…perdeu sempre. Zero pontos, último lugar no grupo.

O percurso seguinte não foi muito melhor: apenas dois empates e uma derrota na fase de grupos, último lugar de novo. Em 2018 o patamar mais alto voltou a ser as meias-finais, com derrota frente ao Sporting.

Aliás, os últimos anos foram sempre de patamar mais elevado: em 2019 e em 2020 os portistas chegaram à final mas, primeiro o Sporting e depois o Sporting de Braga, ficaram com a taça. Na edição anterior, o Sporting afastou os rivais nas meias-finais.

Agora o FC Porto voltou ao contexto de não ultrapassar a fase de grupos. Ainda só realizou um jogo (desaire contra o Santa Clara por 3-1) mas nesta alterada Taça da Liga só há três equipas por grupo e só o vencedor do grupo continuará no torneio; o Santa Clara já tem quatro pontos, enquanto o FC Porto ficou com zero. Como o conjunto do Dragão só vai realizar mais um jogo (Rio Ave), já sabe que não irá estar nas meias-finais.

O Benfica tem sete troféus, o Sporting três, o Sporting de Braga dois e o Vitória de Setúbal e o Moreirense já venceram uma vez a Taça da Liga. O FC Porto…zero. Um percurso estranho para o clube portuense.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.