/

FC Porto festejou 28.º título com “mar azul” no Dragão

5

O FC Porto festejou o seu 28.º título, este domingo, no Estádio do Dragão, depois da vitória sobre o CD Feirense por 2-1. As imediações do estádio foram inundadas pelo “mar azul” e euforia dos adeptos portistas.

O FC Porto venceu em casa o Feirense, por 2-1, em jogo da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que serviu de consagração dos novos campeões nacionais, coroados no sábado, depois do empate entre Sporting e Benfica.

Sérgio Oliveira (37 minutos) e Yacine Brahimi (59 minutos) marcaram os golos dos dragões, que passaram a somar 85 pontos, mais sete do que os rivais lisboetas, quando falta disputar apenas uma jornada.

No final da partida, o plantel portista festejou no relvado, juntamente com os 50 mil adeptos que se encontravam no Estádio do Dragão e outros milhares de portistas que esperavam os novos campeões no exterior.

O nome que gerou maior reação nas bancadas do Dragão foi o do treinador e ex-jogador Sérgio Conceição. O técnico portista estava visivelmente emocionado pela conquista do título, depois de o FC Porto tem estado quatro anos sem ganhar, e dedicou a vitória aos pais já falecidos.

“Quero agradecer à minha equipa técnica. O treinador não sou só eu. Somos mais de cinco elementos. Há toda a estrutura que está de parabéns. Uma palavra para o presidente que me deu a oportunidade de trabalhar num clube que me diz muito”, cita o Expresso.

“Na minha apresentação, tinha dito que no fim da época iria agradecer a duas pessoas: aos meus pais. Para eles, este título. Estou muito feliz por mim, pela minha família, pelos meus cinco filhos, sofreram todos comigo. Sou exigente comigo e com os meus. Há muita gente por trás deste título. Eu sou o líder que dá a cara, mas há muita gente a trabalhar para isto”.

Pinto da Costa diz que título tem “significado especial”

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, admitiu no final do jogo de consagração que o título conquistado ao fim de quatro anos “tem um significado especial”.

“Muita coisa que se foi sabendo no fim da época e isto criou um espírito de revolta e de união entre todos, para que as coisas mudassem”, explicou o dirigente portista, considerando que a vitória conquistada pelo FC Porto é de todos.

O presidente dos dragões disse que acreditou em Sérgio Conceição desde que assinou em 27 de maio de 2017 e dedicou a conquista do título a toda a família ‘azul e branca’ e, em especial, aos mais carenciados, que nem sempre têm boas razões para festejar.

“Pelas mensagens que recebi de quase a totalidade dos nossos adversários, das palavras do treinador Jorge Jesus, que telefonou ao Sérgio para lhe dar os parabéns, não tenho dúvidas da justeza do título e só tem dúvidas quem realmente quiser”, disse.

Pinto da Costa corroborou a opinião já manifestada pelo antigo treinador do FC Porto André Villas-Boas de que a emoção que Sérgio Conceição trouxe ao plantel foi um dos aspetos decisivo para a conquista do título.

“Essa foi uma das razões porque escolhi o Sérgio Conceição”, disse o presidente dos azuis e brancos, recordando que conhece o atual treinador desde os 16 anos, altura em que era atleta do clube.

O presidente rebateu que o golo do capitão Héctor Herrera tenha sido o mais importante da época, no triunfo frente ao Benfica, na Luz (1-0), considerando que valeu pontos, mas de nada valeria se o FC Porto não vencesse também noutros campos.

O regresso à varanda da Câmara do Porto, agendado para a última jornada, após um interregno de várias décadas, foi também abordado pelo presidente portista.

“Regressar à Câmara vai ser bonito. Desde 1999 que lá não vamos. Para ir à Câmara não é preciso o presidente ser adepto do FC Porto, como era o da altura e o da agora, é necessário que o presidente que lá estiver goste e ame a cidade do Porto”, disse.

Casillas quer ficar

O presidente, que se escusou a levantar o véu sobre a próxima época, nomeadamente a continuidade de Sérgio Conceição, com quem tem um entendimento perfeito, disse apenas que gostava que o guarda-redes espanhol Iker Casillas permanecesse.

“Vou tentar que fique”, disse Pinto da Costa, referindo-se a uma provável saída do guarda-redes internacional espanhol, que usufrui um vencimento elevado no plantel dos dragões.

No relvado, o guarda-redes já tinha afirmado que gostava de permanecer na equipa, embora sem dar nenhuma garantia. “Espero ficar. Esta é a minha ultima época, vamos ver o que acontece. Estou encantado e feliz por estar aqui”, cita o Jornal de Notícias.

Sobre a conquista do título, o internacional espanhol considera que é “justíssimo” porque “a equipa lutou muito para ser campeã”, lamentando apenas os dissabores nas Taças da Liga e Portugal.

“Mas fizemos um bom trabalho e estamos muito felizes, também pela gente que não ganhava há muito tempo e merece. Por muitos títulos que tenha no futebol – e tive a sorte de conseguir os mais importantes – atrás dos títulos há muita gente. Quando temos mais experiência, o mais bonito é isto, ver a gente a desfrutar”, concluiu.

Herrera, que na época passada teve um mau momento e chegou mesmo a ser muito criticado pelos adeptos portistas, renasceu e tornou-se uma espécie de “novo herói” da nação azul e branca.

“O mau momento na época passada? Não ligo ao que as pessoas dizem ou pensam de mim e só quero atingir os meus objetivos. Quando passei por maus momentos fiquei calado e não quero mostrar algo a alguém, só mesmo a mim mesmo, para mostrar que era capaz”.

Devo ao Sérgio Conceição o facto de me ter desenvolvido como jogador e ter-me posto como capitão é um claro exemplo do ser humano que é”, acrescentou o jogador mexicano.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Parabéns ao FCP! Sou adepto do rival (só há um) mas tenho de dar os parabéns ao FCP… Mesmo que tenha ganho o campeonato, mais por demérito do SLB (e do SCP) que pelo próprio mérito. mas ganhou! Paciência…
    Mas… Não acham estranho que o FCP tenha recebido a taça do campeonato… antes do fim deste? É qua ainda falta uma jornada! É certo que o FCP já era campeão antes (ainda mesmo do jogo SCP vs SLB) mas… Não deveria ser no fim da última jornada? Quando se jogava um bocadinho melhor futebol, era assim que sucedia. Por vezes era no início da temporada seguinte ou após a final da Taça de Portugal. O que é que se passa aqui? Não acham estranho? Será que houve emails trocados entre a Federação e o FCP?…

    • Andas um pouco distraído, a entrega da Taça de campeão é feita neste formato já há vários anos, vai lá ver como foi nas últimas épocas… Afinal se calhar foram os emails, foram.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.