“Dragões” festejam nas ruas o 28º Campeonato

Fernando Veludo / Lusa

Empate no dérbi de Lisboa entrega o título ao FC Porto que este domingo entra no jogo com o Feirense já com o 28º título da sua história garantido.

A hipótese estava em aberto e concretizou-se. Foi mesmo no sofá que os atletas do FC Porto se sagraram campeões nacionais de futebol, este sábado. A conquista decorre do empate a zero registado no Sporting-Benfica disputado em Alvalade.

Assim que Carlos Xistra apitou para o final do encontro entre o Sporting e o Benfica, as buzinas começaram a ouvir-se na cidade do Porto. São muitos os que sairam às ruas para festejar um titulo que escapava aos dragões desde 2012/2013.

Na noite de arranque da Queima das Fitas do Porto – o local da Monumental Serenata foi, aliás, alterado já a precaver a possibilidade das duas festividades coincidirem – adivinha-se noite longa e animada na Invicta.

O FC Porto soma 82 pontos, mais quatro agora que os rivais de Lisboa, e tem assim assegurado o 28º título nacional do palmarés, quando falta uma jornada para encerrar a edição 2017/2018 da Liga.

Para os azuis e brancos, ainda há dois jogos para disputar. Um amanhã, domingo, no Estádio do Dragão (20h15) diante do Feirense. E outro no próximo fim de semana frente ao Vitória de Guimarães.

Com seis pontos ainda em disputa, a equipa comandada por Sérgio Conceição tem ainda a oportunidade de superar o recorde de pontos somados pelo clube numa edição do campeonato (86 em 2002/2003) ou mesmo de igualar o recorde de pontos somados por uma equipa portuguesa num campeonato (88).

Os dragões chegam a esta fase do campeonato com 26 vitórias, quatro empates e duas derrotas, tendo sido, de forma clara, de entre os candidatos ao título, a equipa que mais tempo andou pela liderança do campeonato.

O Sporting, em resultado do empate desta noite, é agora o segundo classificado, mas a luta pelo posto – milionário, uma vez que é o último que dá acesso à Liga dos Campeões – vai continuar até à última jornada.

No calendário, os leões têm uma deslocação à Madeira, para defrontar o Marítimo. O Benfica, por sua parte, vai receber o Moreirense.

// JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …