“FC Porto fraquinho”, racismo e “salão de festas”. Dragões vencem na Luz e reatam luta pelo título

3

António Cotrim / EPA

FC Porto celebra vitória frente ao Benfica

O Porto venceu o Benfica por 2-1 na Luz e encurtou para sete pontos a distância para os rivais, reavivando a luta pelo campeonato.

O Futebol Clube do Porto conseguiu encurtar a distância para os rivais encarnados na visita à Luz, onde venceu por 2-1.

Apesar de o Benfica ter aberto o marcador aos 10 minutos, com um cabeceamento de Gonçalo Ramos que foi depois atribuído como um auto-golo de Diogo Costa, os dragões deram a volta ao resultado com um golo de Uribe aos 45 minutos e outro de Taremi, aos 54.

Houve ainda espaço para dois golos anulados ao Porto — o primeiro, marcado por Manafá aos 41 minutos, foi revertido porque o árbitro já tinha assinalado uma falta de Taremi sobre Vlachodimos, enquanto que o segundo aos 45+3, foi anulado devido ao fora de jogo de Galeno.

Como já é tradição nos clássicos, a arbitragem também foi contestada. Desta feita, houve dois penáltis reclamados por cada equipa que ficaram por assinalar. O primeiro foi logo aos quatro minutos, com os portistas a quererem uma grande penalidade no seguimento de um corte de António Silva sobre Taremi.

Aos 53 minutos, foi a vez de o Benfica reclamar uma mão de Grujic na grande área. Aos 62 minutos, o Porto fez uma reclamação semelhante, apontando uma mão de Gilberto. Por fim, aos 66 minutos, as águias contestaram outra mão na bola, desta vez de Pepe.

No final de contas, os dragões foram mesmo para casa com os três pontos e encurtaram a distância para o Benfica de 10 para 7 pontos e deram um novo fôlego à luta pelo título.

Na reacção ao jogo, Sérgio Conceição mostrou-se satisfeito com a equipa. “Os jogadores estiveram muitíssimo bem. Fomos uma equipa adulta e madura e merecemos esta vitória sem dúvida nenhuma”, afirmou.

O técnico portista aproveitou ainda para responder às críticas que a equipa tem recebido na imprensa. “Se pensavam que nos desmoralizavam com algumas crónicas e comentários, não. E, depois, tudo aquilo que se cria e se fala, de um FC Porto fraquinho como ouvi antes do jogo, apagado, onde os jogadores não estão bem e são medianos e um super Benfica. Mas não devemos tirar mérito ao Benfica porque tem feito um excelente campeonato”, atira.

Já o treinador do Benfica admitiu que a vitória do Porto foi merecida. “Dei-lhe os parabéns pela vitória e ele desejou-nos boa sorte para terça-feira. O FC Porto foi a melhor equipa, mereceu a vitória. Não estivemos no nosso melhor“, disse Roger Schmidt sobre Sérgio Conceição.

Sobre a pressão que esta derrota coloca sobre o Benfica, Schmidt frisa que o Benfica já mostrou que está pronto para tudo. “Vencemos quase todos os jogos. Penso que sabemos jogar um futebol de topo em momentos de pressão. Hoje não foi um grande dia. Temos vindo a crescer muito com as vitórias e agora temos de crescer com a derrota”, afirma.

Pinto da Costa aproveitou para atirar umas farpas ao Benfica, no seu típico tom sarcástico. “Disse que estava muito chateado por eles terem ganho só por 2-1“, afirmou, questionado sobre a sua mensagem aos jogadores após o apito final.

O presidente portista chegou mesmo a declarar que o Estádio da Luz é o “salão de festas” dos dragões. “É o nosso salão de festas. Felizmente hoje foi só festa no jogo. O Benfica está a fazer uma bela época, tem uma bela equipa, espero que nos vingue da derrota indevida que tivemos contra o Inter. Mas hoje ninguém teve dúvidas. Os jogos correm da forma como o adversário deixa, hoje o FC Porto não deixou o jogo correr o jogo como o Benfica queria”, afirmou.

Galeno denuncia insultos racistas

Numa nota menos feliz para o Porto, o jogador brasileiro Galeno denunciou hoje ter recebido insultos racistas na sua conta oficial da rede social Instagram, dizendo que estas mensagens de ódio “não fazem bem a quem está desse lado”.

Se vocês acham isso normal, ok”, escreveu o ala brasileiro, de 25 anos, numa publicação na mesma rede social, a acompanhar uma imagem em que se podem ver várias mensagens escritas por internautas.

Galeno, que foi titular na vitória dos azuis e brancos, decidiu “mostrar um pouco do que se recebe”. “Isso não faz bem a quem está desse lado. Grande abraço a todos”, finalizou.

O FC Porto partilhou a sua publicação na mesma rede social, acrescentando a mensagem “Como nós, um de nós”.

Adriana Peixoto, ZAP // Lusa

3 Comments

  1. O Dragão foi igualmente salão de festas do Benfica, na 1ª volta. Mas eles já não se lembravam. No final convidam o Pintinho da Costa para a festa do Marquês.

    • Na primeira volta o FCPorto já tinha sido superior. Só ganhaste porque marcaste um golo em contra-ataque a jogar contra uma equipa com 10 jogadores mais de 60 minutos. Ontem levaste um banho de bola total. Merecias ter perdido por 3 ou 4 e não apenas por 2. Toma um kompensan que isso passa-te. Entretanto, aguenta.

      • Concerteza não vimos o mesmo jogo, esta Sexta sim concordo que Porto tenha sido superior mas no deu Banho de Bola, na Primeira Volta não achei o Porto nada Superior , muito pelo Contrario, quanto jogar com Menos um isso o Benfica também já Jogou contra o Porto

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.