FC Porto entra a vencer com bis de Aboubakar

Estela Silva / Lusa

-

Silvestre Varela comemora o terceiro golo do FC Porto

O FC Porto entrou hoje a vencer na edição 2015/16 da I Liga portuguesa de futebol, impondo uma derrota por 3-0 ao Vitória de Guimarães, num triunfo alicerçado num ‘bis’ do avançado Aboubakar e finalizado com um tento de Varela.

Numa partida em que foram sempre superiores, os ‘dragões’ até só podem queixar de si próprios para não terem conseguido dar tons de goleada ao triunfo, perante um adversário que se mostrou demasiado macio e inoperante em termos ofensivos.

Apesar de estrearem cinco novos jogadores em relação à época passada, os donos do terreno entraram no desafio com rotinas bem interessantes para esta fase da época, não demorando a assumir as despesas de jogo e a criarem as primeiras situações de golo.

Acabou, por isso, por não surpreender, que logo aos oito minutos os ‘azuis e brancos’ se adiantassem no marcador, através do novo dono da camisola 9: Aboubakar.

O camaronês, que herdou de Jackson Martinez a responsabilidade de ser o goleador da equipa, foi astuto na desmarcação, e, após cruzamento de Alex Sandro, rematou para 1-0, com a bola ainda a embater no vitoriano João Afonso antes de entrar.

O tento madrugador deixou atordoado o Vitória de Guimarães, que apesar de ter uma equipa mais rotinada – apenas Tozé e Henrique Dourado foram os reforços no ‘onze’ – sentiu muitas dificuldades para responder à avalanche de futebol portista, e mudar a imagem da recente e prematura eliminação da Liga Europa.

Estela Silva / Lusa

-

Vincent Aboubakar fez o seu primeiro bis no FC Porto

Os minhotos deixaram que, na primeira parte, Casillas fosse na baliza do FC Porto um mero espetador, tendo apenas de controlar um tímido remate de Hernâni Dourado, que saiu muito por cima.

Mas se na baliza dos donos do terreno a noite era de tranquilidade, na outra, Douglas, guarda-redes do Vitória, passou os primeiros 45 minutos em frequente sobressalto.

Por várias vezes esteve iminente o segundo golo dos ‘dragões’, tendo Herrera, já perto do intervalo, protagonizado a mais escandalosa perdida da primeira etapa, quando isolado por Aboubakar, não conseguiu o desavio apenas com o guardião contrário pela frente.

Na entrada para o segundo tempo, os minhotos ainda mostraram vontade de contrariar a apatia ofensiva da etapa inicial, e cinco minutos após o reatamento, uma arrancada e remate de Alex obrigaram Casillas sua à primeira defesa noite.

No entanto, o atrevimento vitoriano acabaria por desvanecer à medida que o FC Porto foi, novamente, tomando conta das operações e acercando-se da baliza de Douglas.

Aos 53 minutos, valeu aos minhotos João Afonso, que, em cima da linha de golo, serviu de barreira para um remate de Tello, com Imbula, na recarga, e com a baliza à mercê, a não conseguiu acertar no alvo, embora a bola ainda tenha tocado no poste.

Aboubakar bisou aos 61 minutos, dando a melhor sequência a uma solicitação de Maxi Pereira para se desmarcar e rematar com potência para o 2-0, dedicando o tento ao técnico Julen Lopetegui, a quem se foi abraçar.

Com um pecúlio mais confortável, os ‘dragões’ abrandaram o ritmo, e apesar de continuarem por cima do jogo, com Aboubakar a desperdiçar o ‘hat-trick’, foram dando a iniciativa ao Vitória de Guimarães, que, apesar de esforçado, não conseguiu superar as dificuldades de construção do ataque.

Perante a inoperância contrária, o FC Porto acabou por selar a vitória com um golo final do ‘regressado’ Varela, já nos últimos instantes da contenta, que fixou o 3-0 final.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …