FC Porto entra a vencer com bis de Aboubakar

Estela Silva / Lusa

-

Silvestre Varela comemora o terceiro golo do FC Porto

O FC Porto entrou hoje a vencer na edição 2015/16 da I Liga portuguesa de futebol, impondo uma derrota por 3-0 ao Vitória de Guimarães, num triunfo alicerçado num ‘bis’ do avançado Aboubakar e finalizado com um tento de Varela.

Numa partida em que foram sempre superiores, os ‘dragões’ até só podem queixar de si próprios para não terem conseguido dar tons de goleada ao triunfo, perante um adversário que se mostrou demasiado macio e inoperante em termos ofensivos.

Apesar de estrearem cinco novos jogadores em relação à época passada, os donos do terreno entraram no desafio com rotinas bem interessantes para esta fase da época, não demorando a assumir as despesas de jogo e a criarem as primeiras situações de golo.

Acabou, por isso, por não surpreender, que logo aos oito minutos os ‘azuis e brancos’ se adiantassem no marcador, através do novo dono da camisola 9: Aboubakar.

O camaronês, que herdou de Jackson Martinez a responsabilidade de ser o goleador da equipa, foi astuto na desmarcação, e, após cruzamento de Alex Sandro, rematou para 1-0, com a bola ainda a embater no vitoriano João Afonso antes de entrar.

O tento madrugador deixou atordoado o Vitória de Guimarães, que apesar de ter uma equipa mais rotinada – apenas Tozé e Henrique Dourado foram os reforços no ‘onze’ – sentiu muitas dificuldades para responder à avalanche de futebol portista, e mudar a imagem da recente e prematura eliminação da Liga Europa.

Estela Silva / Lusa

-

Vincent Aboubakar fez o seu primeiro bis no FC Porto

Os minhotos deixaram que, na primeira parte, Casillas fosse na baliza do FC Porto um mero espetador, tendo apenas de controlar um tímido remate de Hernâni Dourado, que saiu muito por cima.

Mas se na baliza dos donos do terreno a noite era de tranquilidade, na outra, Douglas, guarda-redes do Vitória, passou os primeiros 45 minutos em frequente sobressalto.

Por várias vezes esteve iminente o segundo golo dos ‘dragões’, tendo Herrera, já perto do intervalo, protagonizado a mais escandalosa perdida da primeira etapa, quando isolado por Aboubakar, não conseguiu o desavio apenas com o guardião contrário pela frente.

Na entrada para o segundo tempo, os minhotos ainda mostraram vontade de contrariar a apatia ofensiva da etapa inicial, e cinco minutos após o reatamento, uma arrancada e remate de Alex obrigaram Casillas sua à primeira defesa noite.

No entanto, o atrevimento vitoriano acabaria por desvanecer à medida que o FC Porto foi, novamente, tomando conta das operações e acercando-se da baliza de Douglas.

Aos 53 minutos, valeu aos minhotos João Afonso, que, em cima da linha de golo, serviu de barreira para um remate de Tello, com Imbula, na recarga, e com a baliza à mercê, a não conseguiu acertar no alvo, embora a bola ainda tenha tocado no poste.

Aboubakar bisou aos 61 minutos, dando a melhor sequência a uma solicitação de Maxi Pereira para se desmarcar e rematar com potência para o 2-0, dedicando o tento ao técnico Julen Lopetegui, a quem se foi abraçar.

Com um pecúlio mais confortável, os ‘dragões’ abrandaram o ritmo, e apesar de continuarem por cima do jogo, com Aboubakar a desperdiçar o ‘hat-trick’, foram dando a iniciativa ao Vitória de Guimarães, que, apesar de esforçado, não conseguiu superar as dificuldades de construção do ataque.

Perante a inoperância contrária, o FC Porto acabou por selar a vitória com um golo final do ‘regressado’ Varela, já nos últimos instantes da contenta, que fixou o 3-0 final.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …