FC Porto empata com Everton nas estreias de Martins Indi e José Angel

d.r. fcporto.pt

-

O FC Porto empatou este domingo 1-1 com o Everton, em Liverpool, em jogo integrado no segundo estágio da pré-temporada futebolística dos “dragões”, que assinalou as estreias dos defesas Martins Indi e de José Angel.

Os dragões estiveram a perder, dado o golo de Steven Naismith (1-0), aos 42 minutos, mas o colombiano Jackson Martinez, que esta semana regressou ao trabalho no FC Porto, empatou aos 56.

A estreia do central Martins Indi, que alinhou pela seleção holandesa no Mundial do Brasil2014, foi a principal novidade do onze inicial do FC Porto apresentado pelo treinador espanhol Julen Lopetegui.

Em relação ao jogo de apresentação de há uma semana no Dragão, que terminou com um nulo frente aos franceses do Saint-Étienne, Indi, Evandro e Adrián Lopez ocuparam os lugares de Reyes, Ricardo Pereira e Sami na equipa inicial.

A partida no emblemático Goodison Park, estádio talismã de Portugal no Mundial1966, onde venceu o Brasil (3-1) e a Coreia do Norte (5-3), foi antecedida de uma homenagem a Leon Osman, pelos 338 jogos realizados pelo Everton, com 34 golos, ao longo de 11 épocas.

O guarda-redes norte-americano Tim Howard interrompeu as férias após o Mundial2014 e fez questão de marcar presença na homenagem ao companheiro de equipa, mas esteve em campo apenas 19 minutos, sendo substituído por Joel Robles.

Com a equipa dos dragões a assimilar ainda a filosofia de jogo de Lopetegui, em que sobressai o aproximar das linhas em processo defensivo e o alongar no ofensivo, o encontro principiou numa toada morna e sem lances de perigo.

Com os lances de aproximação às balizas a surgirem quase sempre de bola parada, destaque para as tentativas de Quaresma, no entanto a errar o alvo, e para a jogada de génio de Rúben Neves, aos 31 minutos, desfeita por um contrário no momento crucial do remate.

Perto do intervalo, aos 42 minutos, o Everton chegou à vantagem por Steven Naismith (1-0), na sequência de um deficiente passe em zona proibida do guarda-redes Fabiano intercetado por Aiden McGeady, que assistiu com precisão o colega.

Nos minutos iniciais da segunda parte, os treinadores mexeram nas equipas, e muito, tendo o FC Porto sido o mais beneficiado, em termos de eficácia, com as entradas de Jackson Martinez, Brahimi, Quintero, Cristian Tello e Casemiro.

O golo do empate do FC Porto foi marcado pelo colombiano Jackson Martinez (1-1), aos 56 minutos, numa jogada internacional iniciada pelo espanhol Cristian Tello que contou ainda com as colaborações do argelino Brahimi e do mexicano Herrera.

Aos 68 minutos, já depois de uma primeira ameaça de golo para os dragões, Jackson Martinez teve a hipótese de colocar o FC Porto em vantagem, mas embrulhou-se com a bola no momento do remate, após cruzamento de Danilo.

O brasileiro Danilo, aos 74 minutos, ofereceu o corpo à bola e negou a Steven Naismith a oportunidade de recolocar o Everton em vantagem e de bisar no encontro. Cinco minutos mais tarde foi a vez de Aiden McGeady ameaçar Fabiano, mas o remate foi muito por cima da baliza.

Aos 82 minutos, o guarda-redes Fabiano redimiu-se da falha cometida no lance do golo do Everton e negou a Tyias Browning a hipótese de desempatar, para Leon Osman, aos 84, cabecear por cima e desperdiçar nova ocasião para marcar.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Goodison Park.

Everton – FC Porto, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Steven Naismith, 42 minutos.
1-1, Jackson Martinez, 56.

Everton: Tim Howard, Tony Hibbert, Phil Jagielka, Antolin Alcaraz, Leighton Baines, Gareth Barry, Leon Osman, Ross Barkley, Aiden McGeady, Steven Pienaar e Steven Naismith.
Jogaram ainda: Joel Robles, Sylvain Distin, James McCarthy, Muhamed Besic, John Stones, Tyias Browning, Conor McAleny, Hallam Hope e Chris Long.

Treinador: Roberto Martinez.

FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Herrera, Rúben Neves, Quaresma, Evandro, Óliver Torres e Adrián Lopez.
Jogaram ainda: Jackson Martinez, Brahimi, Quintero, Cristian Tello, Casemiro, Carlos Eduardo, José Ángel, Reyes e Opare.

Treinador: Julen Lopetegui.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …