FC Porto empata com Everton nas estreias de Martins Indi e José Angel

d.r. fcporto.pt

-

O FC Porto empatou este domingo 1-1 com o Everton, em Liverpool, em jogo integrado no segundo estágio da pré-temporada futebolística dos “dragões”, que assinalou as estreias dos defesas Martins Indi e de José Angel.

Os dragões estiveram a perder, dado o golo de Steven Naismith (1-0), aos 42 minutos, mas o colombiano Jackson Martinez, que esta semana regressou ao trabalho no FC Porto, empatou aos 56.

A estreia do central Martins Indi, que alinhou pela seleção holandesa no Mundial do Brasil2014, foi a principal novidade do onze inicial do FC Porto apresentado pelo treinador espanhol Julen Lopetegui.

Em relação ao jogo de apresentação de há uma semana no Dragão, que terminou com um nulo frente aos franceses do Saint-Étienne, Indi, Evandro e Adrián Lopez ocuparam os lugares de Reyes, Ricardo Pereira e Sami na equipa inicial.

A partida no emblemático Goodison Park, estádio talismã de Portugal no Mundial1966, onde venceu o Brasil (3-1) e a Coreia do Norte (5-3), foi antecedida de uma homenagem a Leon Osman, pelos 338 jogos realizados pelo Everton, com 34 golos, ao longo de 11 épocas.

O guarda-redes norte-americano Tim Howard interrompeu as férias após o Mundial2014 e fez questão de marcar presença na homenagem ao companheiro de equipa, mas esteve em campo apenas 19 minutos, sendo substituído por Joel Robles.

Com a equipa dos dragões a assimilar ainda a filosofia de jogo de Lopetegui, em que sobressai o aproximar das linhas em processo defensivo e o alongar no ofensivo, o encontro principiou numa toada morna e sem lances de perigo.

Com os lances de aproximação às balizas a surgirem quase sempre de bola parada, destaque para as tentativas de Quaresma, no entanto a errar o alvo, e para a jogada de génio de Rúben Neves, aos 31 minutos, desfeita por um contrário no momento crucial do remate.

Perto do intervalo, aos 42 minutos, o Everton chegou à vantagem por Steven Naismith (1-0), na sequência de um deficiente passe em zona proibida do guarda-redes Fabiano intercetado por Aiden McGeady, que assistiu com precisão o colega.

Nos minutos iniciais da segunda parte, os treinadores mexeram nas equipas, e muito, tendo o FC Porto sido o mais beneficiado, em termos de eficácia, com as entradas de Jackson Martinez, Brahimi, Quintero, Cristian Tello e Casemiro.

O golo do empate do FC Porto foi marcado pelo colombiano Jackson Martinez (1-1), aos 56 minutos, numa jogada internacional iniciada pelo espanhol Cristian Tello que contou ainda com as colaborações do argelino Brahimi e do mexicano Herrera.

Aos 68 minutos, já depois de uma primeira ameaça de golo para os dragões, Jackson Martinez teve a hipótese de colocar o FC Porto em vantagem, mas embrulhou-se com a bola no momento do remate, após cruzamento de Danilo.

O brasileiro Danilo, aos 74 minutos, ofereceu o corpo à bola e negou a Steven Naismith a oportunidade de recolocar o Everton em vantagem e de bisar no encontro. Cinco minutos mais tarde foi a vez de Aiden McGeady ameaçar Fabiano, mas o remate foi muito por cima da baliza.

Aos 82 minutos, o guarda-redes Fabiano redimiu-se da falha cometida no lance do golo do Everton e negou a Tyias Browning a hipótese de desempatar, para Leon Osman, aos 84, cabecear por cima e desperdiçar nova ocasião para marcar.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Goodison Park.

Everton – FC Porto, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Steven Naismith, 42 minutos.
1-1, Jackson Martinez, 56.

Everton: Tim Howard, Tony Hibbert, Phil Jagielka, Antolin Alcaraz, Leighton Baines, Gareth Barry, Leon Osman, Ross Barkley, Aiden McGeady, Steven Pienaar e Steven Naismith.
Jogaram ainda: Joel Robles, Sylvain Distin, James McCarthy, Muhamed Besic, John Stones, Tyias Browning, Conor McAleny, Hallam Hope e Chris Long.

Treinador: Roberto Martinez.

FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Herrera, Rúben Neves, Quaresma, Evandro, Óliver Torres e Adrián Lopez.
Jogaram ainda: Jackson Martinez, Brahimi, Quintero, Cristian Tello, Casemiro, Carlos Eduardo, José Ángel, Reyes e Opare.

Treinador: Julen Lopetegui.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …