FC Porto eficaz derruba Benfica pedulário e segue para a final

Hugo Delgado / Lusa

Um FC Porto eficaz derrotou hoje por 3-1 um Benfica perdulário e qualificou-se pela terceira vez na sua história para a final da Taça da Liga em futebol, na primeira meia-final, em Braga.

Num jogo vibrante e intenso, que o árbitro Carlos Xistra não conduziu da melhor forma, Brahimi, aos 24 minutos, Marega, aos 35, e Fernando Andrade, aos 86, selaram o triunfo dos portistas, que bateram pela primeira vez os ‘encarnados’ na única prova do calendário nacional que nunca conquistaram.

Por seu lado, Rafa apontou, aos 31 minutos, o golo do conjunto da Luz, que construiu várias oportunidades claras, mas falhou na hora de finalizar, sendo que ainda marcou um segundo tento, anulado a Pizzi, aos 45+2, culpa de um fora de jogo milimétrico.

Os dragões esperam agora por Sporting, detentor do troféu, ou Sporting de Braga, para repetirem a final de 2012/13, somaram o 21.º triunfo – mais um empate – nos últimos 22 jogos, após o desaire na Luz (0-1), em 07 de outubro.

Os encarnados, que falharam a 8ª final, sofreram o primeiro desaire na era Lage, depois de quatro triunfos, e apenas o terceiro na sua história na Taça da Liga – só haviam perdido com Vitória de Setúbal (2007/08) e Moreirense (2016/17).

Em relação aos jogos de sexta-feira, os ‘encarnados’ entraram com Svilar, Ruben Dias, Seferovic e Rafa nos lugares de Valchodimos, Conti, Castillo e Cervi, enquanto os portistas apresentaram Vaná e André Pereira em vez de Casillas e Soares.

O encontro começou frenético, com Marega quase a marcar no minuto inicial, valendo Svilar ao Benfica, que respondeu de imediato, em remates de João Félix e Rafa. Do outro lado, também ameaçou André Pereira, novamente com o belga a brilhar.

A toada de parada e resposta manteve-se toda a primeira parte e o FC Porto foi o primeiro a marcar, aos 24 minutos, por Brahimi, depois de um primeiro remate de Marega defendido pelo belga, isto após Óliver roubar a bola a Gabriel.

Rafa podia ter empatado aos 28 minutos, mas não falhou aos 31, na recarga a um primeiro remate de Seferovic defendido por Vaná, numa jogada iniciada numa correria de Jardel pelo centro e num passe para Pizzi, que centrou da direita.

Os ‘dragões’ voltaram, porém, ao comando na jogada seguinte, apenas aos 35 minutos, face a longa intervenção do VAR. Brahimi centrou da esquerda, Corona recebeu solto na direita e tocou atrasado para Marega encostar, por entre as pernas de Svilar.

Até ao intervalo, Seferovic falhou a igualdade, aos 40 minutos, e, as 45+2, Pizzi, isolado por Rafa, conseguiu bater Vaná pela segunda vez, só que o golo foi anulado por um fora de jogo milimétrico no início da jogada.

O Benfica quase marcou a fechar a primeira parte e iniciou a segunda por cima, em busca de um segundo tento que esteve perto de conseguir aos 47 minutos, por Seferovic, aos 54, por João Félix, aos 62, por Rafa, e aos 66, por Marega, na própria baliza.

O empate não chegou, as substituições não melhoraram a equipa – entraram sucessivamente Gedson, Castillo e Salvio, para os lugares de Gabriel, Pizzi e André Almeida -, e o FC Porto, cada vez mais recuado, começou a ‘emperrar’ os ‘encarnados’.

Sérgio Conceição tirou André Pereira, Corona e Brahimi, para apostar em Soares, Bruno Costa e ainda no reforço de inverno Fernando Andrade, que, aos 86 minutos, em contra-ataque, ‘acabou’ com o jogo, isolado por Soares. O Benfica já não teve resposta.

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …