FC Porto eficaz derruba Benfica pedulário e segue para a final

Hugo Delgado / Lusa

Um FC Porto eficaz derrotou hoje por 3-1 um Benfica perdulário e qualificou-se pela terceira vez na sua história para a final da Taça da Liga em futebol, na primeira meia-final, em Braga.

Num jogo vibrante e intenso, que o árbitro Carlos Xistra não conduziu da melhor forma, Brahimi, aos 24 minutos, Marega, aos 35, e Fernando Andrade, aos 86, selaram o triunfo dos portistas, que bateram pela primeira vez os ‘encarnados’ na única prova do calendário nacional que nunca conquistaram.

Por seu lado, Rafa apontou, aos 31 minutos, o golo do conjunto da Luz, que construiu várias oportunidades claras, mas falhou na hora de finalizar, sendo que ainda marcou um segundo tento, anulado a Pizzi, aos 45+2, culpa de um fora de jogo milimétrico.

Os dragões esperam agora por Sporting, detentor do troféu, ou Sporting de Braga, para repetirem a final de 2012/13, somaram o 21.º triunfo – mais um empate – nos últimos 22 jogos, após o desaire na Luz (0-1), em 07 de outubro.

Os encarnados, que falharam a 8ª final, sofreram o primeiro desaire na era Lage, depois de quatro triunfos, e apenas o terceiro na sua história na Taça da Liga – só haviam perdido com Vitória de Setúbal (2007/08) e Moreirense (2016/17).

Em relação aos jogos de sexta-feira, os ‘encarnados’ entraram com Svilar, Ruben Dias, Seferovic e Rafa nos lugares de Valchodimos, Conti, Castillo e Cervi, enquanto os portistas apresentaram Vaná e André Pereira em vez de Casillas e Soares.

O encontro começou frenético, com Marega quase a marcar no minuto inicial, valendo Svilar ao Benfica, que respondeu de imediato, em remates de João Félix e Rafa. Do outro lado, também ameaçou André Pereira, novamente com o belga a brilhar.

A toada de parada e resposta manteve-se toda a primeira parte e o FC Porto foi o primeiro a marcar, aos 24 minutos, por Brahimi, depois de um primeiro remate de Marega defendido pelo belga, isto após Óliver roubar a bola a Gabriel.

Rafa podia ter empatado aos 28 minutos, mas não falhou aos 31, na recarga a um primeiro remate de Seferovic defendido por Vaná, numa jogada iniciada numa correria de Jardel pelo centro e num passe para Pizzi, que centrou da direita.

Os ‘dragões’ voltaram, porém, ao comando na jogada seguinte, apenas aos 35 minutos, face a longa intervenção do VAR. Brahimi centrou da esquerda, Corona recebeu solto na direita e tocou atrasado para Marega encostar, por entre as pernas de Svilar.

Até ao intervalo, Seferovic falhou a igualdade, aos 40 minutos, e, as 45+2, Pizzi, isolado por Rafa, conseguiu bater Vaná pela segunda vez, só que o golo foi anulado por um fora de jogo milimétrico no início da jogada.

O Benfica quase marcou a fechar a primeira parte e iniciou a segunda por cima, em busca de um segundo tento que esteve perto de conseguir aos 47 minutos, por Seferovic, aos 54, por João Félix, aos 62, por Rafa, e aos 66, por Marega, na própria baliza.

O empate não chegou, as substituições não melhoraram a equipa – entraram sucessivamente Gedson, Castillo e Salvio, para os lugares de Gabriel, Pizzi e André Almeida -, e o FC Porto, cada vez mais recuado, começou a ‘emperrar’ os ‘encarnados’.

Sérgio Conceição tirou André Pereira, Corona e Brahimi, para apostar em Soares, Bruno Costa e ainda no reforço de inverno Fernando Andrade, que, aos 86 minutos, em contra-ataque, ‘acabou’ com o jogo, isolado por Soares. O Benfica já não teve resposta.

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …