FC Porto diz adeus aos 44 milhões da Champions. Benfica recebe mais e foge a tubarões

Fernando Veludo / Lusa

A eliminação do FC Porto na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões deixou a SAD azul-e-branca a fazer contas.

Os dragões poderiam encaixar 44 milhões de euros com a entrada na fase de grupos da Liga milionária mas tal já não vai acontecer depois de o clube azul e branco ter desperdiçado a vantagem alcançada na Rússia na semana passada.

Até o final do fecho do mercado de transferências, a 2 de setembro, é provável que o FC Porto tenha de vender alguns dos seus ativos para equilibrar as contas.

Quem fica em situação ingrata é Sérgio Conceição, técnico que averbou a segunda derrota consecutiva, em três jogos oficiais. Na conferência de imprensa após a derrota por 3-2 com o Krasnodar no Dragão, o técnico vincou que nunca será um problema para o FC Porto e que Pinto da Costa tem a total liberdade para tomar todas as decisões, quer a nível da estrutura técnica quer ao nível da venda de algum jogador.

Conceição lamentou a má entrada em jogo, que permitiu aos russos marcar três golos em meia hora. “É ingrato e cruel sofrer um golo aos 2 minutos. Falta de atenção. No segundo golo, estamos a atacar em procura do golo e há uma transição do adversário. Não devemos sofrer esse segundo golo”.

“E o terceiro golo surge no terceiro remate baliza, num lance em que o Alex Telles está fora. Aí fica difícil. Os jogadores reagiram de uma forma fantástica, fizemos uma segunda parte acima da média, muitas vezes com pouco discernimento, mas com convicção de que era possível dar a volta a uma primeira parte muito ingrata“, acrescenta o técnico.

Ressaltando que o lugar do FC Porto não deveria ser na Liga Europa, o técnico admite que as derrotas são resultado de erros seus. “Os meus jogadores deram uma resposta fantástica. Estou aqui com toda a força do mundo para, a partir deste resultado, ganhar títulos. Depende do que o presidente do FC Porto quiser para a equipa. Não é fácil, porque o lugar do FC Porto é na Champions, e vamos estar na Liga Europa. Não é o nosso lugar.”

Liga Europa não dá nem um terço da Champions

Os dragões têm presença garantida na fase de grupos da Liga Europa, mas para arrecadar pouco mais de 20 milhões de euros é necessário chegar à final e vencer. A fase de grupos da Champions valeria o dobro, escreve o jornal desportivo O Jogo.

A despedida, numa fase ainda incipiente desta prova, afastará os dragões da possibilidade de alcançar os prémios que desejavam para fazer face a um investimento que já excede os 62 milhões de euros. Na época passada, o FC Porto faturou 78,44 milhões de euros por ter chegado aos quartos de final. Na Liga Europa, nem a um terço pode aspirar.

A Liga Europa está longe de ser um prémio de consolação para uma equipa que se habituara a uma longa sequência de presenças na Champions. Era, juntamente com o Real Madrid e Barcelona, recordista de participações nesta prova.

José Coelho / Lusa

Benfica recebe mais e foge a tubarões

Com a eliminação do FC Porto da fase de grupos da Champions, o Benfica vai receber a totalidade do market pool relativa aos direitos televisivos da prova destinados a Portugal.

Os 32 clubes participantes irão receber um total de 292 milhões de euros, distribuídos de forma proporcional por países. O Benfica irá encaixar 100% do bolo destinado aos clubes portugueses participantes – do qual 40% caberia ao FC Porto, caso se tivesse apurado.

Os campeões nacionais precisavam que os dragões ou o Ajax caíssem nas pré-eliminatórias para poderem subir ao pote 2 no sorteio, fugindo, assim, entre outros, ao Real Madrid e ao Atlético de Madrid.

Além dos dois gigantes da capital espanhola, o Benfica já sabe que não pode encontrar o Borussia Dortmund, o Nápoles, o Tottenham – finalista em 2018/19 – e o Shakthar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro. A oitava equipa do pote 2 ainda está por definir, podendo ser o Ajax, caso afaste o APOEL no play-off.

No pote 1, o único já completamente definido, o Benfica poderá ter como adversários o Liverpool, campeão europeu, o Chelsea, detentor da Liga Europa, o FC Barcelona, o Manchester City, a Juventus, o Bayern Munique, o Paris Saint-Germain ou o Zenit.

O Benfica garantiu desde já 44,06 milhões de euros mesmo antes de começar a jogar na Liga dos Campeões.

O FC Porto foi, esta terça-feira, eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e falhou o acesso ao play-off, ao perder em casa com os russos do Krasnodar, por 3-2, na segunda mão. Depois de o FC Porto ter vencido na Rússia, por 1-0, o Krasnodar deu a volta à eliminatória com golos de Vilhena (3 minutos) e Suleymanov (13 e 33), com Zé Luís (57) e Luis Díaz (76) a reduzirem para os dragões.

O FC Porto, que procurava a nona presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões, vai disputar a Liga Europa. A equipa portista já não participava na Liga Europa desde 2010/11, época em que venceu a final contra o Braga. Os portistas, na altura comandados por André Villas-Boas, festejaram, em Dublin, o golo de Falcao.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que pena para alguns e sorte para os outros. É o que aconteceu com a eliminação do FCP na Liga dos Campeões. Essa eliminação favoreceu ao Benfica e foi muito bom.
    O FCP e os seus dirigentes vão pagar por aquilo que fizeram e fazem ao glorioso.
    Cá se fazem e cá se pagam.

  2. A questão não é somente a crueldade da eficácia dos russos, nem a insuficiência da reação portista, podiam ter levado o 4º golo logo no início da 2ª parte! O maior problema é estarem sempre mais focados no rival do que nós seus próprios interesses e situações. Se o PdC falasse menos dos guarda-redes que o Benfica não contratou e se remetesse ao silêncio não passaria pelo ridículo de ter tentado 3 contratações antes de ir buscar o Marchesin. Depois do que sucedeu ao Casillas tem a falta de humanidade de falar em jogadores lesionados? A senilidade e ódio cego já fazem muita nossa naquela mente! Felizmente para o Benfica que isto sucedeu, puramente em termos económicos. Andaram a cuspir para o ar? Caiu-lhes tudo em cima! Saudações Benfiquistas

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …