FC Porto perde na visita ao Borussia de Dortmund

fcporto.pt

Um FC Porto ‘remendado’ sucumbiu hoje frente ao Borussia Dortmund, que venceu em casa por 2-0, mas os golos alemães foram conseguidos nos únicos dois ‘deslizes’ da equipa portuguesa, em jogo dos ’16 avos’ da Liga Europa.

O resultado não abre grandes perspetivas para o encontro da segunda mão, dia 25, no Dragão, mas a exibição portista, apesar de muito defensiva, teve momentos de grande acerto no setor que maiores problemas tem causado ao percurso da equipa na atual temporada.

A ideia de domínio avassalador do segundo classificado do campeonato germânico ‘caiu por terra’ pela forma como os portistas reagiram ao golo ‘madrugador’ do polaco Piszczek, ao ‘anularem’ durante quase todo o jogo os jogadores mais perigosos do Dortmund, o que aconteceu até aos 71 minutos, quando Reus ‘fechou’ o marcador.

Sem Maxi Pereira, Marcano e Danilo, José Peseiro foi obrigado a ‘remendar’ a defesa, adaptando Silvestre Varela no posto de lateral direito, ‘puxando’ Layún para o centro da defesa, onde protagonizou uma boa exibição ao lado de Martins Indi, com José Angél na outra lateral.

Mas se na defesa foram as ausências que obrigaram a mexidas, daí para a frente houve alterações por opção técnica: entraram Sérgio Oliveira e Marega para os lugares de André André e Corona, por comparação com o último jogo dos portistas (vitória na Luz por 2-1).

Os alemães adiantaram-se no marcador aos seis minutos, no único erro defensivo dos portistas na primeira parte, com o polaco Piszczek a desviar após canto curto e cruzamento para a zona da pequena área, Casillas a defender, mas o mesmo jogador recarregou, de cabeça e com sucesso.

Temia-se uma ‘avalanche’ ofensiva dos anfitriões, mas a verdade é que os ‘dragões’ mantiveram posicionamentos táticos muito acertados, apesar de um certo ‘harmónio’ na linha mais atrasada, que chegava a ter cinco homens, pois Marega assumia a lateral direita, mesmo ao lado de Varela, que reforçava a zona central.

Funcionou a defender, mas não servia para fazer chegar a bola a áreas mais avançadas, tanto mais que o primeiro remate do FC Porto à baliza adversária aconteceu apenas aos 34 minutos, por intermédio de Sérgio Oliveira, e à figura de Burki.

O segundo tempo arrancou com os portugueses seguros e muito certinhos, mas sem grandes ousadias na frente, onde Aboubakar esteve sempre muito desamparado, já que Brahimi e Marega estavam com tarefas defensivas.

Peseiro trocou o argelino por André André aos 59 minutos, tentando reforçar o meio-terreno, o que conseguiu até aos 71 minutos, quando Reus aproveitou um passe atrasado de Mkhitaryan para desferir um remate fatal, ainda desviado por Indi, que deixou Casillas (estreante na Liga Europa) sem hipótese de defesa.

O mesmo Mkhitaryan poderia ter aumentado a vantagem, pouco antes do final, mas a cabeçada saiu desviada pelo guardião espanhol para o poste.

A um minuto do fim, Suk, que havia substituído momentos antes o muito esforçado Aboubakar, conseguiu algum espaço na grande área, mas rematou já sem força nem posição, permitindo a defesa de Burki.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …