FC Porto com 10 vence Arouca e mantém distânica ao 1º lugar

(dr) FCPorto / Facebook

-

O FC Porto venceu hoje o Arouca por 1-0, no jogo que encerrou a 25.ª jornada da I Liga de futebol, mantendo a desvantagem de quatro pontos face ao líder, o Benfica.

Um único golo de Aboubakar, aos 32 minutos, foi suficiente para a vitória dos dragões, que jogaram com menos um jogador desde os 11 minutos, face à expulsão do guarda-redes Fabiano.

Num jogo entre um candidato ao título e uma equipa que luta pela permanência, registaram-se quatro alterações para cada lado face às equipas que alinharam de início nos jogos anteriores.

O espanhol Lopetegui teve de inventar devido às ausências dos portistas Maicon e Danilo, por lesão, dando lugar a Martins Indi e adaptando o extremo Ricardo Pereira ao eixo direito da defesa, mas somou ainda as trocas de Tello por Quaresma e o regresso de Óliver Torres para o lugar de Evandro.

Pedro Emanuel promoveu o regresso de Rui Sampaio, que na jornada anterior não jogou frente ao Benfica (derrota caseira por 3-1) por castigo, e precisou de apostar em André Claro para o ataque, assim como em Dabó e Miguel Oliveira para o lugar dos agora castigados Nelsinho e Miguel Oliveira.

Depois de na terça-feira ter recebido e batido (4-0) os suíços do Basileia, resultado que colocou o clube, seis anos depois, nos quartos de final da Liga dos Campeões, hoje o FC Porto estava obrigado a vencer.

Por um lado, em causa estava manter a perseguição ao líder, o Benfica, que no sábado, na Luz, venceu o Sporting de Braga (2-0), e por outro para não deixar que o Sporting, que hoje bateu (1-0) o Marítimo, no Funchal, encurtasse a distância para o segundo lugar.

A missão da equipa azul e branca podia ter ficado complicada quando, a partir dos 11 minutos, passou a jogar com dez por expulsão de Fabiano, mas o Arouca fez pouco uso da superioridade numérica, manteve o bloco baixo, tendo sido, aliás, mais atrevido na fase inicial do encontro.

Com a expulsão de Fabiano – que viu vermelho direto por ter travado André Claro quando este seguia isolado para a baliza, na sequência de um contra-ataque -, Lopetegui sacrificou Ricardo Pereira, trocando-o por Helton, guardião brasileiro que esta época só tinha alinhado em jogos da Taça da Liga, e fez Martins Indi passar para a direita.

O FC Porto atacava e mantinha-se no meio-campo adversário, muito graças à capacidade de passe do mexicano Herrera. Aos 23 minutos, Brahimi, já na linha de fundo, não conseguiu concretizar e, quatro minutos depois, aos 27, os portistas ficaram a reclamar grande penalidade por alegada falta de Diego Gallo sobre Quaresma.

Adivinhava-se o golo dos locais e este acabaria por ser marcado por Aboubakar, aos 32 minutos, após uma excelente jogada de insistência de Herrera, que passou a Quaresma para este fazer um cruzamento para a cabeça do camaronês, que hoje, aproveitando a ausência do lesionado Jackson Martínez, se estreou a titular no campeonato.

Na segunda parte, Lopetegui manteve a defesa incompleta não parecendo preocupado com uma possível reação da equipa arouquense. Nota neste capítulo do campo só mesmo para alguns recuos cirúrgicos de Casemiro que ia compensando a falta de um segundo central.

Aos 55 minutos, Ricardo Quaresma protagonizou a melhor oportunidade dos portistas para aumentar a vantagem, mas o guarda-redes do Arouca agigantou-se e evitou o golo do internacional português, que esta noite substituiu Tello.

A equipa visitante – que nesta segunda volta só venceu por uma vez (em casa, frente ao Rio Ave por 1-0) e registou dois empates, terminando esta jornada com apenas um ponto acima da linha de água – respondeu finalmente com André Claro, após passe do lado direito, a obrigar Helton a seguir o exemplo dado três minutos antes por Goicoechea.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …