Agentes do FBI detiveram esta quinta-feira um homem como presumível autor do envenenamento de produtos alimentares em diversos supermercados no estado do Michigan, nos Estados Unidos.
Segundo as autoridades sanitárias norte-americanas, o suspeito usava um spray com uma mistura de veneno para ratos, detergente e água para contaminar alimentos em supermercados na região de Ann Arbor, no Michigan.
Segundo o Detroit Free Press, não houve registo de qualquer entrada nos hospitais locais de pessoas envenenadas, mas as autoridades recordam que, apesar de o risco para a população ser baixo, foram registados casos de pessoas afectadas com diarreias e vómitos presumivelmente depois de terem ingerido alimentos contaminados.
As autoridades sanitárias recomendam aos cidadãos que tenham adquirido alimentos frescos nos supermercados de Ann Arbor, Saline, Midland e Birch Run que deitem fora os alimentos sem os consumir.
Ainda assim, adiantam as autoridades, a mistura usada pelo suspeito não é de molde a inspirar cuidados extremos quanto à saúde dos consumidores que eventualmente a tenham ingerido.
Segundo David P. Gelios, comandante da polícia de Detroit, o suspeito foi identificado e detido depois de diversas denúncias e informações prestadas pela população.
O FBI não revelou a identidade do suspeito, mas adiantou que o mesmo admitiu “ter usado um produto potencialmente perigoso para contaminar alimentos” nos supermercados da região nas últimas duas semanas.
O suspeito terá visitado supermercados na região nos últimos meses, pelo que o FBI está agora a investigar se outros estabelecimentos foram afectados.
ZAP