//

FBI lança alerta mundial: reiniciem os routers, já

7

O FBI alertou a população mundial para a existência de um vírus informático oriundo da Rússia, capaz de aceder a qualquer router doméstico, bloqueando o acesso à internet no telemóvel e computador, e recolhendo informações dos utilizadores.

As autoridades aconselham que todos os utilizadores reiniciem os seus routers: “O FBI recomenda que qualquer proprietário de pequenas empresas ou habitações reinicie os seus dispositivos de modo a interromper temporariamente o malware e ajudar na identificação de potenciais aparelhos infetados”, pode ler-se no comunicado publicado no seu site oficial.

Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha, consultado pelo El País, explica que fazer reset ao router não é uma solução definitiva. “Reiniciar um router pode devolvê-lo a um estado prévio ao da sua infeção, mas não o protege contra uma nova”, explicou o especialista.

Segundo Suárez, o router é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.

Atualizar os antivírus e trocar as passwords das contas pessoais e dispositivos eletrónicos são outras das medidas aconselhadas.

Segundo o El País, ainda não é conhecido o alcance do vírus, mas estima-se que existam mais de meio milhão de routers afetados em todo o mundo. E, tendo em conta a configuração em rede deste tipo de ataques, é provável que os números continuem a crescer exponencialmente.

“BadRabbit” é o nome do software informático criado pelos hackers “Sofacy Croup”, que levou o FBI a lançar o alerta mundial, de acordo com a TSF.

ZAP //

7 Comments

  1. Acho que os américas estão a querer dar uma golpada com esta iniciativa bondosa. o meu tem boas passwords e não vou fazer reset (colocar o router com as definições de fábrica incluindo as password’s) prós américas que estão à porta entrarem e colocar novas pw depois deles estarem lá dentro. os meninos do tio trampa e a sua esperteza saloia.

    • Se o router é de um operador, é bom lembrar que tem outras passwords que não são conhecidas pelo público em geral. Assim, se alguma desta for conhecida dos hackers, mais tarde ou mais cedo pode ser usada. A outra questão, é se existe uma vulnerabilidade que não necessite de password para infetar o router (como uma que aconteceu recentemente com o wanacry que infetou muitos computadores, e de nada valia ter passwords fortes).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.