FBI desconfiou que Donald Trump era um agente estrangeiro

Peter Foley / EPA

Há três anos, o FBI suspeitou que Donald Trump estava, de alguma foram, no domínio da Rússia. A investigação ao Presidente dos EUA não foi revelada e continua um mistério.

O então número dois da contraespionagem do FBI, Peter Strzok, disse ao jornalista do The Washington Post que este foi um problema à altura da crise dos mísseis de Cuba. “Nem consigo dizer-lhe como aqueles dias foram sinsitros e stressantes”, confessou Strzok.

Apesar de toda a investigação, ainda não se sabe ao certo qual a relação entre o Presidente dos Estados Unidos e a Rússia de Vladimir Putin.

Os agentes da contraespionagem do FBI perguntam-se: por que convidou Trump o embaixador e o ministro dos Negócios Estrangeiros russos para a Sala Oval no dia a seguir a demitir o diretor do FBI James B. Comey?

“Acabei de despedir o diretor do FBI”, disse-lhes Trump em confidência, citado pelo jornal Público. “Estava a ser muito pressionado por causa da Rússia. Isso foi resolvido”.

Publicamente, Trump disse que tinha despedido Comey por causa da investigação às ligações entre a sua equipa e a equipa de Putin durante e depois das eleições de 2016. Esta não foi a primeira vez que o FBI suspeitava que Donald Trump ou a sua equipa mentiam sobre as ligações à Rússia.

Os serviços secretos norte-americanos ponderaram a possibilidade de Trump ser um agente de influência, que usa o seu poder “para influenciar a opinião pública ou a tomada de decisões para alcançar resultados que beneficiem o país dos serviços secretos para o qual trabalha”.

A investigação de contraespionagem do FBI parece ter desaparecido, não havendo rasto da sua existência, escreve o Post. Strzok acredita que é provável que o Departamento de Justiça de Trump a tenha intercetado.

O antigo número dois do FBI diz que para descobrir a verdade é necessário que os serviços secretos sigam o dinheiro e investiguem cada uma das 500 empresas de responsabilidade limitada de Donald Trump. Idealmente, sugere que os EUA recrutem um agente dos serviços secretos russo para acessar a um arquivo de Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …