FBI apreendeu documento sobre armas nucleares de outro país na casa de Trump

1

Michael Reynolds / EPA

O ex-chefe de Estado levou para sua casa um documento detalhado sobre as capacidades de Defesa de outro país que em circunstâncias normais estava sujeito a protecções apertadas e apenas reservado a membros do Governo.

Durante as buscas à casa de Donald Trump na Flórida, o FBI encontrou um documento detalhado relativo às capacidades de Defesa de um outro país, incluindo sobre o seu arsenal nuclear, segundo avança o The Washington Post.

A rusga da polícia à residência de Trump teve como objectivo a recuperação de documentos confidenciais da Casa Branca que o ex-Presidente levou consigo sem autorização quando abandonou o cargo.

Já se sabia que alguns dos documentos em causa estavam relacionados com armas nucleares e sabe-se agora que alguns dos registos incluíam informações de alta confidencialidade sobre outros países a que nem alguns dos responsáveis de topo da segurança nacional norte-americana tinham acesso.

Estes arquivos estão apenas reservados ao Presidente e aos membros do seu Governo, sendo precisas autorizações específicas para que outros funcionários próximos da Casa Branca os possam consultar. Apesar de todos os procedimentos de segurança a que normalmente são sujeitos, estes documentos estiveram 18 meses na casa de Trump sem nenhuma protecção especial.

No total, o FBI recuperou mais de 300 documentos confidenciais em Mar-a-Lago — 184 em 15 caixas que foram devolvidas aos Arquivos Nacionais, 38 que um advogado de Trump deu aos investigadores em Junho e mais 100 que foram levados durante as buscas de 8 de Agosto, que foram aprovadas por um juiz federal e autorizadas por Merrick Garland, procurador-geral dos EUA.

Foi neste último grupo que as autoridades encontraram os documentos sobre o arsenal nuclear de outro país. As fontes próximas da investigação que falaram com Washington Post não adiantam mais detalhes nem que país está em causa.

O director da Inteligência Nacional já está a fazer um relatório sobre os riscos de segurança e potenciais problemas levantados pela remoção destes documentos da custódia do Governo.

Donald Trump já respondeu à notícia, voltando a dizer que está a ser vítima de uma caça às bruxas.

“A questão das armas nucleares é uma farsa, assim como a Rússia, a Rússia foi uma farsa, os dois ‘impeachments’ foram uma farsa, a investigação de Mueller foi uma farsa e muito mais. As mesmas pessoas desprezíveis envolvidas”, escreveu Trump nas redes sociais. O ex-Presidente também voltou a acusar os agentes do FBI de plantarem provas falsas contra si.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

  1. A Paula Portas há uns anos atrás, após ter saído do cargo de ministro da defesa, roubou uma data de material considerado sensível e ninguém da justiça portuguesa foi atrás dele. Em pleno século XXI isto mais parece a República da(o)s bananas..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.