“A Favorita” arrebata prémios do cinema europeu

(dr) Fox Searchlight Pictures

“A Favorita”, filme de Yorgos Lanthimos

O filme “A Favorita”, do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim.

“A Favorita” conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização e Melhor Atriz, para a interpretação de Olivia Colman.

A obra de Yorgos Lanthimos superou, assim, “J’Accuse”, de Roman Polanski, “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Systemsprenger”, de Nora Fingscheidt, e “O traidor”, de Marco Bellocchio, todos eles nomeados para o prémio de Melhor Filme Europeu.

“Cães que ladram aos pássaros”, de Leonor Teles, e “Les Extraordinaires Mésaventures de la jeune fille de pierre”, de Gabriel Abrantes, estavam indicados para o prémio de melhor curta-metragem europeia, tendo sido derrotados por “The Christmas Gift”, de Bogdan Muresanu.

Na 32.ª edição dos Prémios de Cinema Europeu, o espanhol Antonio Banderas foi eleito o melhor ator, por conta da interpretação em “Dor e Glória”, o prémio da crítica foi para “Os miseráveis”, produção francesa de Ladj Ly, e o do público para “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski.

Destaque ainda para a atribuição dos prémios de carreira para o realizador alemão Werner Herzog e para a atriz francesa Juliette Binoche.

Pela primeira vez foi atribuído o prémio para uma série de ficção, tendo sido distinguida a produção alemã “Babylon Berlin”, de Achim von Borries, Henk Handloegten e Tom Tykwer.

Na cerimónia foi sublinhada a presença do realizador ucraniano Oleg Sentsov — detido durante cinco anos na Rússia e libertado em setembro passado — para a academia anunciar a criação da Coligação Internacional de Realizadores em Risco.

A organização, destinada a apoiar “realizadores que enfrentem perseguições políticas por causa do seu trabalho”, será criada em parceria com o Festival Internacional do Documentário de Amesterdão e o Festival de Cinema de Roterdão, ambos na Holanda.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …