Faturas com contribuinte sobem 45% com a “Fatura da Sorte”

TD orphanjones / Flickr

-

A “Fatura da Sorte” parece estar a surtir efeito. Em janeiro, o número de faturas emitidas com número de contribuinte aumentou 45% em relação ao ano passado.

De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, durante o mês de janeiro deste ano foram emitidas e comunicadas às Finanças mais de 46 milhões de faturas com o número de identificação fiscal (NIF) dos respectivos titulares. Trata-se de um aumento de 45% relativamente aos 31,7 milhões de faturas com contribuinte emitidas em janeiro de 2013.

Os números parecem ser uma reação clara ao lançamento do sorteio Fatura da Sorte, criado pelo Governo para combater a economia paralela, que semanalmente vai sortear automóveis aos contribuintes que pedem fatura identificada.

O Jornal de Negócios cita comerciantes que falam de “uma grande diferença” entre o número de pessoas que atualmente pedem fatura com contribuinte e as que já o faziam antes do sorteio.

No lado oposto, há também clientes que “dizem logo que não, como se recusassem pôr o número por uma questão de princípio e de estarem contra o sorteio”.

Audi A4 e A6

As faturas de janeiro vão ser sorteadas em abril, no concurso que vai oferecer um carro por semana. Cada 10 euros consumidos com fatura darão direito a uma participação.

Segundo o Jornal de Negócios, a Audi ofereceu a melhor proposta para a aquisição do Ministério das Finanças e os automóveis Audi A4 e A6 serão os dois modelos sorteados.

O Grupo Siva – que comercializa a Volkswagen, a Audi e a Skoda – ganhou o concurso lançado pelo Governo com o modelo A4, que tem a sua entrada de gama por um preço de 35.270 euros, e o modelo A6, que começa a ser comercializado por 47.760 euros.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …

"Animais não são prendas." Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. "Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal." Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União …

Lojas sul-coreanas param de vender polémica máscara de beleza "Kim Jong-un"

Uma empresa de produtos de beleza da Coreia do Sul parou de vender uma máscara de beleza com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong-un depois de o assunto se tornar polémico. A empresa diz ter …

Alemanha indemniza sobreviventes do regime nazi retirados do país em crianças

Em crianças, foram retirados aos pais por causa do regime nazi. Agora, a Alemanha vai indemnizá-los, informou segunda-feira a organização que negoceia as compensações com o Governo alemão. A organização Conferência sobre Reivindicações Materiais Judaicas Contra …

Há escolas que separam alunos para melhorar os resultados (e resulta)

Duas escolas da Madeira dividiram os alunos por turmas de acordo com o desempenho académico dos anos anteriores e viram o insucesso escolar baixar consideravelmente. Em três anos, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos …

Brasileiros dispostos a pagar 900 mil euros para viver em Portugal

As casas de luxo estão com forte procura e não é só em Lisboa e Algarve. O Porto também está a despertar o apetite dos investidores. Os brasileiros são, neste momento, os mais ativos na …