Fartou-se de chamadas de bots. A sua vingança é um pesadelo para o telemarketing

Uma nova aplicação não só evita o incómodo das chamadas publicitárias indesejadas, como também irrita os operadores de telemarketing – e ainda lhe permite dar umas gargalhadas no fim.

As chamadas robocalls, chamadas automáticas de spam realizadas por bots, tornaram-se um incómodo crescente para muitos cidadãos.

Apesar de estarem supostamente proibidas em Portugal, os operadores comerciais aproveitam qualquer lacuna legal ou ardil para continuar a bombardear os consumidores com este tipo de interação publicitária.

É verdade que há várias soluções para lhes pôr cobro. Por exemplo, podemos ativar o detetor de chamadas de spam no telemóvel, ou usar aplicações especificamente concebidas para as bloquear.

Podemos também inscrever-nos na Lista Robinson, ou “Lista de Oposição”, um sistema que permite aos consumidores  optar por não receber comunicações de marketing direto.

Este serviço, que em Portugal é gerido pela Associação Portuguesa de Empresas de Marketing Direto,  é gratuito e destina-se a pessoas que preferem não receber material promocional por correio, telefone, e-mail ou SMS.

Infelizmente, nenhuma destas soluções é 100% eficaz. As robocalls continuam a entrar-nos pelo telefone dentro.

Mas Roger Anderson, engenheiro de telecomunicações e programador californiano, decidiu declarar guerra aos botelefonistas.

Anderson apresenta-se na sua conta pessoal no X/Twitter como “Engenheiro de telefones. Programador. Pai. Faz-tudo. Cientista louco. Hacker chefe da Jolly Roger Telephone Co, que luta contra a fraude e o spam nas telecomunicações”.

E não deixou os créditos por mãos alheias.

A sua empresa desenvolveu uma nova ferramenta que não se limita a bloquear as chamadas automáticas e as chamadas publicitárias indesejadas, mas vai mais além: vinga-se dos operadores de telemarketing.

IA contra o spam telefónico

A ferramenta anti-bots da empresa de Anderson é um chatbot baseado no GPT-4 que pode ser personalizado com a voz do utilizador.

Quando recebe uma chamada, o chatbot recolhe informações do operador de telemarketing, e a partir daí consegue manter uma conversa com o autor da chamada, durante o tempo que quiser.

Geralmente, a chamada termina quando o vendedor do outro lado da linha fica desesperado e desliga o telefone.

“Ao mantê-los ocupados, impede os operadores de telemarketing de incomodar outras pessoas e atinge-os onde dói mais: o dinheiro. Por muito que tentem, os nossos bots nunca vão comprar ou contratar nada”, explica Anderson no site da  Jolly Roger.

A cereja em cima do bolo, que devemos manter no frigorífico, porque a vingança se serve fria, é que podemos depois aceder às gravações destas chamadas — e morrer a rir com o desespero dos operadores de telemarketing.

O custo deste bot é de 1,99 dólares por mês. Infelizmente, nota o El Conficencial, a aplicação só está disponível para já nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.

Aguardemos então pela sua chegada a Portugal.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.