Fármaco promete matar vírus da gripe em 24 horas

Uma empresa farmacêutica garante ter criado um fármaco que pode acabar com o vírus da gripe em 24 horas e pode, também, reduzir o poder de contágio da doença.

O fármaco já foi testado com sucesso em 1.436 pacientes e encontra-se, neste momento, nas fases finais de testes. A Shionogi, empresa farmacêutica japonesa responsável pelo fármaco, garante ainda que uma dose é o necessário para acabar com a gripe em apenas um dia.

Segundo o The Wall Street Journal, a Shionogi está a estudar e a desenvolver este fármaco há já dez anos. Isao Teshirogi, presidente executivo, afirma que o fármaco em questão “bloqueia o vírus da gripe com uma única dose“.

O fármaco Baloxavir Marboxil inibe uma enzima de restrição, essencial para que os vírus sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o fármaco evita que o vírus se espalhe e, além disso, limita a sua capacidade de induzir os sintomas de gripe nas nossas células.

Durante um ensaio clínico, realizado no ano passado, o composto demorou pouco mais de 24 horas a erradicar o vírus da gripe em adultos sem qualquer outro tipo de doenças. Em contraste, os pacientes que tomaram um dos fármacos mais comuns (Tamiflu, por exemplo), demoraram 72 horas a erradicá-lo.

A empresa farmacêutica afirma ainda que o Baloxavir Marboxil proporciona um alívio mais rápido dos sintomas da gripe e que pode tornar o vírus menos contagioso.

Além disso, os testes mostraram que este comprimido pode causar menos efeitos secundários do que outros existentes no mercado para o mesmo efeito. Apesar disso, há um senão: o estudo exclui pacientes com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, pelo que não se sabe o efeito do fármaco em casos mais severos.

A empresa espera agora que o medicamento seja aprovado formalmente pela entidade reguladora do uso de medicamentos do Japão já no próximo mês, o que significa que o fármaco pode estar à venda em maio. A disponibilidade do fármaco noutros países depende das suas entidades reguladoras.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …