Famílias britânicas estão a enviar parentes com demência para a Tailândia

Há cada vez mais idosos a serem enviados para a Tailândia por famílias que lutam diariamente para cobrir os custos dos cuidados no Reino Unido.

Um grupo de investigadores visitou recentemente casas de repouso em Chiang Mai, uma cidade no norte da Tailândia, e descobriu “oito casas onde vivem hóspedes britânicos, a milhares de quilómetros de distância das famílias”, relata o The Guardian.

A maioria dos pacientes encontram-se no Sudeste Asiático por ser “impossível encontrar ou pagar um tratamento adequado no seu país”.

Dados recentes da Sociedade de Alzheimer sugerem que existem atualmente cerca de 850.000 pessoas com demência no Reino Unido – um número que deve aumentar para 1,6 milhões em 2040. Aliás, estima-se que 225.000 desenvolvam demência já este ano.

Segundo o jornal britânico, os cuidados das casas de repouso para pacientes com demência no Reino Unido podem custar até 815 euros por semana, enquanto que os cuidados particulares chegam aos 1.165 euros por semana.

Por contraste, na Tailândia, o atendimento 24 horas por dia com uma equipa totalmente qualificada, em instalações muito semelhantes a hotéis de quatro estrelas e muito melhores do que as instalações britânicas, custa em torno de 874 euros por semana.

“A Tailândia já tem uma longa história de turismo médico e está agora a estabelecer-se como um centro internacional para tratamento de demência”, afirmou ao diário Caleb Johnston, professor de geografia humana na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Algumas das instalações são administradas por britânicos; ooutras são de gerência tailandesa, mas com investimentos substanciais de cidadãos britânicos; e algumas são administradas pela Suíça. Todas têm o apoio do Governo tailandês.

“O Governo e os investidores privados são muito ativos em cultivar estas casas de repouso como parte do seu desenvolvimento económico.”

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se semanalmente pagam no Reino Unido 815 euros por semana e na Tailândia 874 pelo mesmo período, algo está aqui errado e a notícia também ela em si parece estar também algo demente.

RESPONDER

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …