Famílias britânicas estão a enviar parentes com demência para a Tailândia

Há cada vez mais idosos a serem enviados para a Tailândia por famílias que lutam diariamente para cobrir os custos dos cuidados no Reino Unido.

Um grupo de investigadores visitou recentemente casas de repouso em Chiang Mai, uma cidade no norte da Tailândia, e descobriu “oito casas onde vivem hóspedes britânicos, a milhares de quilómetros de distância das famílias”, relata o The Guardian.

A maioria dos pacientes encontram-se no Sudeste Asiático por ser “impossível encontrar ou pagar um tratamento adequado no seu país”.

Dados recentes da Sociedade de Alzheimer sugerem que existem atualmente cerca de 850.000 pessoas com demência no Reino Unido – um número que deve aumentar para 1,6 milhões em 2040. Aliás, estima-se que 225.000 desenvolvam demência já este ano.

Segundo o jornal britânico, os cuidados das casas de repouso para pacientes com demência no Reino Unido podem custar até 815 euros por semana, enquanto que os cuidados particulares chegam aos 1.165 euros por semana.

Por contraste, na Tailândia, o atendimento 24 horas por dia com uma equipa totalmente qualificada, em instalações muito semelhantes a hotéis de quatro estrelas e muito melhores do que as instalações britânicas, custa em torno de 874 euros por semana.

“A Tailândia já tem uma longa história de turismo médico e está agora a estabelecer-se como um centro internacional para tratamento de demência”, afirmou ao diário Caleb Johnston, professor de geografia humana na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Algumas das instalações são administradas por britânicos; ooutras são de gerência tailandesa, mas com investimentos substanciais de cidadãos britânicos; e algumas são administradas pela Suíça. Todas têm o apoio do Governo tailandês.

“O Governo e os investidores privados são muito ativos em cultivar estas casas de repouso como parte do seu desenvolvimento económico.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se semanalmente pagam no Reino Unido 815 euros por semana e na Tailândia 874 pelo mesmo período, algo está aqui errado e a notícia também ela em si parece estar também algo demente.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …