Famílias britânicas estão a enviar parentes com demência para a Tailândia

Há cada vez mais idosos a serem enviados para a Tailândia por famílias que lutam diariamente para cobrir os custos dos cuidados no Reino Unido.

Um grupo de investigadores visitou recentemente casas de repouso em Chiang Mai, uma cidade no norte da Tailândia, e descobriu “oito casas onde vivem hóspedes britânicos, a milhares de quilómetros de distância das famílias”, relata o The Guardian.

A maioria dos pacientes encontram-se no Sudeste Asiático por ser “impossível encontrar ou pagar um tratamento adequado no seu país”.

Dados recentes da Sociedade de Alzheimer sugerem que existem atualmente cerca de 850.000 pessoas com demência no Reino Unido – um número que deve aumentar para 1,6 milhões em 2040. Aliás, estima-se que 225.000 desenvolvam demência já este ano.

Segundo o jornal britânico, os cuidados das casas de repouso para pacientes com demência no Reino Unido podem custar até 815 euros por semana, enquanto que os cuidados particulares chegam aos 1.165 euros por semana.

Por contraste, na Tailândia, o atendimento 24 horas por dia com uma equipa totalmente qualificada, em instalações muito semelhantes a hotéis de quatro estrelas e muito melhores do que as instalações britânicas, custa em torno de 874 euros por semana.

“A Tailândia já tem uma longa história de turismo médico e está agora a estabelecer-se como um centro internacional para tratamento de demência”, afirmou ao diário Caleb Johnston, professor de geografia humana na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Algumas das instalações são administradas por britânicos; ooutras são de gerência tailandesa, mas com investimentos substanciais de cidadãos britânicos; e algumas são administradas pela Suíça. Todas têm o apoio do Governo tailandês.

“O Governo e os investidores privados são muito ativos em cultivar estas casas de repouso como parte do seu desenvolvimento económico.”

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se semanalmente pagam no Reino Unido 815 euros por semana e na Tailândia 874 pelo mesmo período, algo está aqui errado e a notícia também ela em si parece estar também algo demente.

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …