Familiares de autarcas de Montalegre ganharam 14 milhões com contratos públicos viciados

13

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves

As empresas em causa eram repetidamente escolhidas em concursos públicos ou escolhidas directamente por ajuste directo para fazerem obras. No total, os familiares e amigos dos autarcas lucraram 14 milhões de euros.

Três grupos empresariais que pertenciam às famílias do ex-presidente e do ex-vice da autarquia de Montalegre e a um amigo dos responsáveis políticos beneficiaram constantemente de contratos públicos viciados ou atribuídos por ajuste directo.

No total, estas empresas lucraram pelo menos 14 milhões de euros em obras que lhes foram atribuídas irregularmente, relata o Correio da Manhã. 53 empresas participaram nos concursos entre 2014 e 2017, mas 40% das obras ficaram nas mãos de sete empresas que pertencem a familiares e amigos dos autarcas.

O presidente e vice-presidente da Câmara recorriam frequentemente aos ajustes directos, aumentavam o valor legalmente estabelecido e até multiplicavam contratos.

Um exemplo foi em 2015, quando Orlando Alves ordenou o fracionamento de um concurso aberto para escolher quem faria as obras públicas de beneficiação de pavimentos na vila de Salto. A empreitava custava 266 mil euros e foi atribuída diretamente em dois momentos, não sendo feito um concurso público. Os beneficiários foram o filho e o sobrinho do Presidente da Câmara Municipal.

“Mesmo depois de confrontado com os factos em investigação nas buscas e interrogatórios realizados em julho de 2020, os arguidos Orlando Alves, David Teixeira e José Pereira (funcionário camarário) continuaram a praticar os mesmos factos (…) atuavam convencidos de que beneficiavam de total impunidade já que, nem as primeiras buscas realizadas no presente inquérito, nem as constituições de arguidos fizeram refrear os seus intentos”, acusa o Ministério Público.

ZAP //

13 Comments

  1. Lamentável é supostamente terem “roubado” 14 milhões de euros e estão em liverdade à espera de julgamento…

    Se um pobre roubar para comer certamente fica em prisão preventiva à espera de julgamento

  2. QUE CAOS!!! QUEPROMISCUIDADE!!! QUE GESTÃO DANOSA PARA O ESTADO!!!!
    Tudo isto interessa… se assim não fosse, faziam-se cumprir as regras instituídas! Bastava isso!
    Enquanto isso não acontecer… interessa a MUITOS…. e quem se lixa à força toda é o “Zé”

  3. Dá para “todos”… “Eles” sabem quem são… enquanto isso, abundam os carros topo de gama… as vidas cor de rosa… e na volta. em sede de IRS, ainda declaram baixos rendimentos e vivem a vida a usufruir desse estatuto, como por exemplo, ter os filhos a beneficiar de bons colégios ou outros benefícios sociais. É UMA VERGONHA! AO QUE ISTO CHEGOU!

  4. Estou com ansiedade para as eleições, o meu voto vai para o CHEGA, porque hei-do andar a 40 anos a votar sempre nos mesmos e a reclamar , reclamar por reclamar ao menos quero ver algo diferente,, se já tivemos o partido comunista a governar não á que ter medo de nada,

  5. Julgo que está na hora de nomear o correio da manhã como utilidade publica dado a sua eficiência na descoberta de corrupção de colarinho branco. O mesmo não se pode dizer de outros como o grupo empresa subsidiada com os meus impostos e alinhada com o regime.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.