Família Real descontente com nova temporada de “The Crown”. Representação é “maliciosa” e “exagerada”

A quarta temporada da série “The Crown” já está disponível na Netflix, mas parece que há quem não esteja satisfeito com isso. Entre política, intrigas e paixões, os novos episódios já contam com inúmeras críticas.

A serie é uma das mais vistas vistas de sempre na Netflix e acabou de estrear a sua quarta temporada no passado domingo, dia 15 de novembro. Ao longos das temporadas a série tem retratado vários momentos do longo do reinado de Isabel II, desde a 2º Guerra Mundial estendo-se até aos anos 80.

A nova temporada é talvez a mais ansiada pela público, pois traz personagens novas e que tiveram um grande peso junto da Monarquia e na história do Reino Unido. Falamos do aparecimento da princesa Diana e da emblemática primeira-ministra Margaret Tatcher.

Porém, nem há uma semana estreou, mas a quarta temporada da série sobre a realeza já está a causar alguma controvérsia, sobretudo entre os membros da própria monarquia britânica.

O Príncipe Carlos já se terá demonstrado descontente com a forma como os factos da sua vida estão a ser apresentados na série. Como avança a Sábado, uma fonte próxima da família garantiu que o primogénito da Rainha Isabel II está “furioso” e acusa os guionistas de explorarem a família em nome do dinheiro, apresentando uma visão turba da realidade.

O príncipe de Gales, interpretado pelo ator Josh O’Connor, é apresentado como um homem frio e egoísta que trata com algum desprezo a sua esposa, a princesa Diana. A série dá também grande foco à relação amorosa que Carlos mantinha com a sua paixão de longa data, Camilla Parker Bowles, mesmo depois de ambos serem casados com outras pessoas.

A nova temporada retrata o assassinato de Lord Mountbatten em 1979, tio-avô de Carlos, e é uma destas cenas que terá deixado o herdeiro ao trono mais aborrecido. Na ficção, o Lord envia-lhe uma carta pouco antes de morrer, em que comunica ao sobrinho a sua deceção por continuar a manter uma relação com Camilla e não cumprir o dever de encontrar uma noiva à altura das suas obrigações.

Nesse capítulo, a personagem que veste o príncipe Carlos chama “traidor” ao tio e depois este acaba por morrer vítima de um atentado do IRA. Apesar destas cenas serem retratadas como factuais, não há provas da existência dessa carta nem de problemas entre tio e sobrinho.

O criador da série Peter Morgan reagiu às acusações e explicou num episódio do podcast “The Crown”, que embora tenha “inventado” a cena, acreditava que a interação ficcional alinha-se com as visões de Mountbatten.

O autor recorda que o Lord impulsionava Carlos a casar e a dar um herdeiro à família, por isso defende que “nunca saberemos como é que ele disse isto a Carlos, mas esta cena foi a forma que arranjei de lidar com o assunto”.

Também o príncipe William, filho mais velho do príncipe Carlos e da princesa Diana, se mostrou descontente depois de assistir aos episódios. Segundo o jornal The Times, o Duque de Cambridge revelou-se particularmente chateado com a trama, pois considera que os pais estão a ser explorados e representados de uma maneira simplista e falsa para fazer dinheiro.

O neto de Isabel II acredita que a forma como a família é retratada na série é “maliciosa” e “exagerada”.

Alguns críticos defendem que as cenas retratadas em grande parte da série são imaginadas pelo autor e mostram um lado mais negro da família real.

Anteriormente, quando estrearam outras temporadas, a Rainha e Duque de Edimburgo também não gostaram do que viram representado, sobretudo quando um episódio revelou que o marido da rainha manteve um romance com uma bailarina.

O descontentamento dentro da família real chega numa altura em que o príncipe Harry e Meghan Markle assinaram um contrato de 10 milhões de euros com a Netflix. O casal continua a manter-se afastado da vida na monarquia e mora agora nos EUA, juntamente com o filho Archie.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …