Família das gémeas luso-brasileiras perde direito a cadeiras de rodas após meses sem as levantar

1

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, em Lisboa

Após meses à espera que a família das gémeas as levantassem, as cadeiras vão agora ser doadas ao serviço de reabilitação do hospital.

A família das gémeas luso-brasileiras que foram tratadas no Hospital de Santa Maria perdeu o direito a duas cadeiras de rodas topo de gama, avaliadas em 26 mil euros, que nunca foram levantadas.

De acordo com a CNN Portugal, a decisão foi tomada pelo novo Conselho de Administração da unidade hospitalar, que optou por doar as cadeiras ao serviço de reabilitação do hospital.

Esta medida surge num contexto polémico, após ter sido aberta uma investigação sobre um suposto favorecimento à família das gémeas e suspeitas de uma cunha do Presidente da República. As crianças receberam em Portugal o medicamento Zolgensma, com um custo total de quatro milhões de euros.

O caso, que veio a público em novembro pela TVI, está sob investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), devido às circunstâncias excepcionais de sua aprovação e financiamento.

À época, Marta Temido e Lacerda Sales ocupavam os cargos de ministra da Saúde e secretário de Estado Adjunto e da Saúde, respectivamente, e têm sido alvo de escrutínio, embora o Partido Socialista (PS) tenha rejeitado as audições parlamentares dos dois ex-governantes.

O diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Santa Maria, Francisco Sampaio, descreveu a situação como inédita e sublinhou a necessidade de uma resposta adequada que considere os aspetos jurídicos implicados. Uma auditoria interna revelou ainda que a marcação de uma primeira consulta hospitalar pela Secretaria de Estado da Saúde constituiu a única exceção nas práticas habituais do hospital neste caso.

O episódio suscitou um debate político, com partidos como o Chega e a Iniciativa Liberal a sugerirem a possibilidade de uma comissão parlamentar de inquérito na próxima legislatura para investigar mais a fundo as circunstâncias e as decisões tomadas em relação ao tratamento das gémeas.

ZAP //

1 Comment

  1. A família das gémeas já se lambusou demasiado com os resultados do “pistolalão”.
    Há, infelizmente, muitas opções válidas e justas para que sejam entregues, o quanto antes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.