“Família Bolsonaro precisa de ficar fora das eleições nos EUA”, afirma Câmara dos Representantes

Agência Brasil Fotografias / Flickr

Jair Bolsonaro e o filho, Eduardo Bolsonaro

O presidente da Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) pediu que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e a sua família, fiquem de fora das eleições presidenciais norte-americanas.

“Já vimos esse manual antes. É vergonhoso e inaceitável. A família Bolsonaro precisa ficar de fora das eleições nos EUA”, indicou o presidente do comité, o senador democrata Eliot Engel, na conta oficial deste órgão, segundo noticiou a agência Lusa.

A mensagem é uma resposta à publicação de um vídeo por Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro. O deputado federal da câmara baixa do Congresso brasileiro divulgou na segunda-feira um vídeo com críticas a líderes do partido democrata, como o ex-Presidente Barack Obama e a ex-candidata democrata Hillary Clinton.

Depois da mensagem de Eliot Engel, Eduardo Bolsonaro afirmou, também no Twitter, ser “certo que as relações Brasil-EUA estão acima das pessoas”. “(..) E independentemente do vitorioso nos EUA em 2020, trabalharemos para manter essa boa relação. Mas é igualmente certo que posso ter as minhas convicções pessoais e me manifestar”, referiu.

“A sorte do colega dos EUA @RepEliotEngel é que não sou de esquerda, se não esse ‘post’ [publicação] seria reduzido ao insulto de xenofóbico. Pauto-me pela razão, não pelo politicamente correto. No mais, agradeço a sua atenção para este humilde congressista brasileiro sempre disposto a dialogar”, acrescentou Eduardo Bolsonaro noutra publicação.

Eduardo Bolsonaro chegou a ser indicado para assumir a embaixada do Brasil em Washington, mas o seu nome – aprovado pelo Governo dos EUA – nunca foi submetido à chancela obrigatória na câmara alta do Congresso do Brasil, onde sua nomeação poderia ser recusada, pelo que acabou por desistir do cargo.

A família Bolsonaro apoia a recandidatura de Donald Trump à presidência dos EUA, tendo o Presidente do Brasil, assim como os seus filhos, já declarado publicamente e inúmeras vezes admiração por aquele.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …