Família de norte-americano morto na Coreia do Norte quer navio como indemnização

(dv) KNS / KCNA

O estudante norte-americano Otto Warmbier, detido em 2016 pela Coreia do Norte

A família de um jovem norte-americano que morreu na Coreia do Norte após entrar em coma, pediu à justiça do seu país que lhe permita apropriar-se dum barco norte-coreano apreendido nos Estados Unidos (EUA), numa nova tentativa para ser indemnizada.

Os pais de Otto Warmbier fizeram este pedido na quarta-feira, num documento de cinco páginas, a que a agência EFE teve acesso, noticiou o Expresso no domingo.

Mediante uma queixa no Tribunal Federal de Nova Iorque, os pais do jovem persistem em responsabilizar Pyongyang pela morte do filho, de 22 anos, depois de passar 17 meses preso na Coreia do Norte, onde entrou em coma devido a causas não esclarecidas.

Em dezembro de 2018, um juiz de Washington considerou que as autoridades norte-coreanas eram responsáveis pela “tortura, tomada de refém e assassínio extrajudicial” de Otto Warmbier e por isso ordenou que fosse paga à família uma indemnização de 501 milhões de dólares.

No entanto, a decisão judicial teve um “valor simbólico”, já que é altamente improvável que o Governo norte-coreano pague a indemnização.

A família não desistiu e agora pede aos EUA que lhe dê um navio norte-coreano que foi apreendido em maio sob suspeita de estar a ser usado para vender carvão, o que viola as sanções internacionais que impendem sobre Pyongyang.

Os pais do estudante norte-americano argumentam que, se Washington lhes der o navio, as autoridades norte-coreanas estão a pagar a indemnização pela morte do filho, pois alegam que o filho foi “brutalmente torturado e assassinado” pelo regime de Kim Jong-un.

O estudante viajou como turista para a Coreia do Norte no final de 2015, tendo sido preso pouco tempo antes de voltar, em janeiro de 2016. Foi acusado de tentar roubar um cartaz de propaganda no hotel onde estava hospedado e foi condenado por subversão a uma pena de 15 anos de prisão e trabalhos forçados.

Libertado pela Coreia do Norte, mas estando em coma profundo, o jovem norte-americano morreu nos EUA após ter estado 17 meses preso no país asiático.

TP, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …