Família de norte-americano morto na Coreia do Norte quer navio como indemnização

(dv) KNS / KCNA

O estudante norte-americano Otto Warmbier, detido em 2016 pela Coreia do Norte

A família de um jovem norte-americano que morreu na Coreia do Norte após entrar em coma, pediu à justiça do seu país que lhe permita apropriar-se dum barco norte-coreano apreendido nos Estados Unidos (EUA), numa nova tentativa para ser indemnizada.

Os pais de Otto Warmbier fizeram este pedido na quarta-feira, num documento de cinco páginas, a que a agência EFE teve acesso, noticiou o Expresso no domingo.

Mediante uma queixa no Tribunal Federal de Nova Iorque, os pais do jovem persistem em responsabilizar Pyongyang pela morte do filho, de 22 anos, depois de passar 17 meses preso na Coreia do Norte, onde entrou em coma devido a causas não esclarecidas.

Em dezembro de 2018, um juiz de Washington considerou que as autoridades norte-coreanas eram responsáveis pela “tortura, tomada de refém e assassínio extrajudicial” de Otto Warmbier e por isso ordenou que fosse paga à família uma indemnização de 501 milhões de dólares.

No entanto, a decisão judicial teve um “valor simbólico”, já que é altamente improvável que o Governo norte-coreano pague a indemnização.

A família não desistiu e agora pede aos EUA que lhe dê um navio norte-coreano que foi apreendido em maio sob suspeita de estar a ser usado para vender carvão, o que viola as sanções internacionais que impendem sobre Pyongyang.

Os pais do estudante norte-americano argumentam que, se Washington lhes der o navio, as autoridades norte-coreanas estão a pagar a indemnização pela morte do filho, pois alegam que o filho foi “brutalmente torturado e assassinado” pelo regime de Kim Jong-un.

O estudante viajou como turista para a Coreia do Norte no final de 2015, tendo sido preso pouco tempo antes de voltar, em janeiro de 2016. Foi acusado de tentar roubar um cartaz de propaganda no hotel onde estava hospedado e foi condenado por subversão a uma pena de 15 anos de prisão e trabalhos forçados.

Libertado pela Coreia do Norte, mas estando em coma profundo, o jovem norte-americano morreu nos EUA após ter estado 17 meses preso no país asiático.

TP, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …