Família de norte-americano morto na Coreia do Norte quer navio como indemnização

(dv) KNS / KCNA

O estudante norte-americano Otto Warmbier, detido em 2016 pela Coreia do Norte

A família de um jovem norte-americano que morreu na Coreia do Norte após entrar em coma, pediu à justiça do seu país que lhe permita apropriar-se dum barco norte-coreano apreendido nos Estados Unidos (EUA), numa nova tentativa para ser indemnizada.

Os pais de Otto Warmbier fizeram este pedido na quarta-feira, num documento de cinco páginas, a que a agência EFE teve acesso, noticiou o Expresso no domingo.

Mediante uma queixa no Tribunal Federal de Nova Iorque, os pais do jovem persistem em responsabilizar Pyongyang pela morte do filho, de 22 anos, depois de passar 17 meses preso na Coreia do Norte, onde entrou em coma devido a causas não esclarecidas.

Em dezembro de 2018, um juiz de Washington considerou que as autoridades norte-coreanas eram responsáveis pela “tortura, tomada de refém e assassínio extrajudicial” de Otto Warmbier e por isso ordenou que fosse paga à família uma indemnização de 501 milhões de dólares.

No entanto, a decisão judicial teve um “valor simbólico”, já que é altamente improvável que o Governo norte-coreano pague a indemnização.

A família não desistiu e agora pede aos EUA que lhe dê um navio norte-coreano que foi apreendido em maio sob suspeita de estar a ser usado para vender carvão, o que viola as sanções internacionais que impendem sobre Pyongyang.

Os pais do estudante norte-americano argumentam que, se Washington lhes der o navio, as autoridades norte-coreanas estão a pagar a indemnização pela morte do filho, pois alegam que o filho foi “brutalmente torturado e assassinado” pelo regime de Kim Jong-un.

O estudante viajou como turista para a Coreia do Norte no final de 2015, tendo sido preso pouco tempo antes de voltar, em janeiro de 2016. Foi acusado de tentar roubar um cartaz de propaganda no hotel onde estava hospedado e foi condenado por subversão a uma pena de 15 anos de prisão e trabalhos forçados.

Libertado pela Coreia do Norte, mas estando em coma profundo, o jovem norte-americano morreu nos EUA após ter estado 17 meses preso no país asiático.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …