Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido à covid-19.

Após quase três meses de paragem, devido à covid-19, os famalicenses marcaram por Fábio Martins (48), após um erro de Marchesín, e Pedro Gonçalves (78), com o golo de Corona (74) a não evitar a segunda derrota como visitante dos ‘dragões’.

Em relação ao último jogo, Sérgio Conceição foi forçado a três alterações, com as entradas de Pepe, Manafá e Luis Diaz para os lugares do lesionado Marcano, do castigado Alex Telles e de Nakajima, que não está a treinar com a equipa.

Já João Pedro Sousa fez quatro alterações, com as saídas de Vaná, emprestado pelo FC Porto, Gustavo Assunção, lesionado, Paulinho e Walterson, entrando Defendi, Rúben Lameiras, Centelles e Fábio Martins.

No regresso à competição, o FC Porto entrou melhor na partida, tendo sido a primeira parte do encontro jogada quase sempre no meio-campo famalicense, mas, apesar de ter tido mais e melhores oportunidades, pecou na finalização.

Aos nove minutos, após um cruzamento de Sérgio Oliveira, Corona apareceu solto, sem oposição, mas rematou contra Racic.

Na resposta do Famalicão, Marchesín afastou mal a bola, Diogo Gonçalves aproveitou o lance e rematou de primeira, mas acabou por atirar por cima da baliza.

Com o jogar a ser disputado a um ritmo elevado, o FC Porto teve mais uma vez a oportunidade de inaugurar o marcador, depois de Corona, muito oportuno, isolar Marega, que rematou para uma grande defesa com o pé de Defendi.

À entrada para a segunda parte, aos 48 minutos, o Famalicão colocou-se na frente do marcador, após um erro do guarda-redes Marchesín, que recebeu uma bola de Manafá, mas colocou-a nos pés de Fábio Martins, que apenas teve de rematar para a baliza deserta.

José Coelho / Lusa

Com um jogo mais nervoso e menos coeso, os portistas sentiram uma maior dificuldade em chegar à baliza de Defendi. Fruto desse mesmo nervosismo, aos 58 minutos, o treinador adjunto do FC Porto, Vítor Bruno, foi expulso do banco.

Mesmo assim, os ‘dragões’ mantiveram a pressão, tendo Sérgio Conceição feito, nesta altura, ajustes na equipa, fazendo entrar Zé Luís para o lugar de Danilo.

O golo do empate acabou por surgir aos 74 minutos por intermédio de Corona. Sérgio Oliveira fez um passe irrepreensível para o mexicano, que, com espaço ao segundo poste, rematou de pé esquerdo, não dando qualquer hipótese de defesa a Defendi.

Quatro minutos depois, o Famalicão voltou a colocar-se na frente, desta feita com um golo de Pedro Gonçalves. No seguimento de uma excelente jogada individual, à entrada da área, o médio do Famalicão rematou colocado junto ao poste direito da baliza de Marchesín.

Até ao final, O FC Porto tentou minimizar a situação, no entanto, não conseguiu voltar a criar perigo. Com esta derrota, os portistas mantêm a liderança da I Liga, que podem perder na quinta-feira, caso o Benfica vença em casa o Tondela. O Famalicão, por outro lado, sobe ao quinto lugar, somando 40 pontos.

Resumo

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Serginho só vê o que lhe convém. Já o penalti na área do fêquêpê – não assinalado e que até os espanhóis criticam – não faz mal.

    Mas já sabemos, o mundo esá todo contra eles… coitadinhos…

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …