Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido à covid-19.

Após quase três meses de paragem, devido à covid-19, os famalicenses marcaram por Fábio Martins (48), após um erro de Marchesín, e Pedro Gonçalves (78), com o golo de Corona (74) a não evitar a segunda derrota como visitante dos ‘dragões’.

Em relação ao último jogo, Sérgio Conceição foi forçado a três alterações, com as entradas de Pepe, Manafá e Luis Diaz para os lugares do lesionado Marcano, do castigado Alex Telles e de Nakajima, que não está a treinar com a equipa.

Já João Pedro Sousa fez quatro alterações, com as saídas de Vaná, emprestado pelo FC Porto, Gustavo Assunção, lesionado, Paulinho e Walterson, entrando Defendi, Rúben Lameiras, Centelles e Fábio Martins.

No regresso à competição, o FC Porto entrou melhor na partida, tendo sido a primeira parte do encontro jogada quase sempre no meio-campo famalicense, mas, apesar de ter tido mais e melhores oportunidades, pecou na finalização.

Aos nove minutos, após um cruzamento de Sérgio Oliveira, Corona apareceu solto, sem oposição, mas rematou contra Racic.

Na resposta do Famalicão, Marchesín afastou mal a bola, Diogo Gonçalves aproveitou o lance e rematou de primeira, mas acabou por atirar por cima da baliza.

Com o jogar a ser disputado a um ritmo elevado, o FC Porto teve mais uma vez a oportunidade de inaugurar o marcador, depois de Corona, muito oportuno, isolar Marega, que rematou para uma grande defesa com o pé de Defendi.

À entrada para a segunda parte, aos 48 minutos, o Famalicão colocou-se na frente do marcador, após um erro do guarda-redes Marchesín, que recebeu uma bola de Manafá, mas colocou-a nos pés de Fábio Martins, que apenas teve de rematar para a baliza deserta.

José Coelho / Lusa

Com um jogo mais nervoso e menos coeso, os portistas sentiram uma maior dificuldade em chegar à baliza de Defendi. Fruto desse mesmo nervosismo, aos 58 minutos, o treinador adjunto do FC Porto, Vítor Bruno, foi expulso do banco.

Mesmo assim, os ‘dragões’ mantiveram a pressão, tendo Sérgio Conceição feito, nesta altura, ajustes na equipa, fazendo entrar Zé Luís para o lugar de Danilo.

O golo do empate acabou por surgir aos 74 minutos por intermédio de Corona. Sérgio Oliveira fez um passe irrepreensível para o mexicano, que, com espaço ao segundo poste, rematou de pé esquerdo, não dando qualquer hipótese de defesa a Defendi.

Quatro minutos depois, o Famalicão voltou a colocar-se na frente, desta feita com um golo de Pedro Gonçalves. No seguimento de uma excelente jogada individual, à entrada da área, o médio do Famalicão rematou colocado junto ao poste direito da baliza de Marchesín.

Até ao final, O FC Porto tentou minimizar a situação, no entanto, não conseguiu voltar a criar perigo. Com esta derrota, os portistas mantêm a liderança da I Liga, que podem perder na quinta-feira, caso o Benfica vença em casa o Tondela. O Famalicão, por outro lado, sobe ao quinto lugar, somando 40 pontos.

Resumo

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Serginho só vê o que lhe convém. Já o penalti na área do fêquêpê – não assinalado e que até os espanhóis criticam – não faz mal.

    Mas já sabemos, o mundo esá todo contra eles… coitadinhos…

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …