Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido à covid-19.

Após quase três meses de paragem, devido à covid-19, os famalicenses marcaram por Fábio Martins (48), após um erro de Marchesín, e Pedro Gonçalves (78), com o golo de Corona (74) a não evitar a segunda derrota como visitante dos ‘dragões’.

Em relação ao último jogo, Sérgio Conceição foi forçado a três alterações, com as entradas de Pepe, Manafá e Luis Diaz para os lugares do lesionado Marcano, do castigado Alex Telles e de Nakajima, que não está a treinar com a equipa.

Já João Pedro Sousa fez quatro alterações, com as saídas de Vaná, emprestado pelo FC Porto, Gustavo Assunção, lesionado, Paulinho e Walterson, entrando Defendi, Rúben Lameiras, Centelles e Fábio Martins.

No regresso à competição, o FC Porto entrou melhor na partida, tendo sido a primeira parte do encontro jogada quase sempre no meio-campo famalicense, mas, apesar de ter tido mais e melhores oportunidades, pecou na finalização.

Aos nove minutos, após um cruzamento de Sérgio Oliveira, Corona apareceu solto, sem oposição, mas rematou contra Racic.

Na resposta do Famalicão, Marchesín afastou mal a bola, Diogo Gonçalves aproveitou o lance e rematou de primeira, mas acabou por atirar por cima da baliza.

Com o jogar a ser disputado a um ritmo elevado, o FC Porto teve mais uma vez a oportunidade de inaugurar o marcador, depois de Corona, muito oportuno, isolar Marega, que rematou para uma grande defesa com o pé de Defendi.

À entrada para a segunda parte, aos 48 minutos, o Famalicão colocou-se na frente do marcador, após um erro do guarda-redes Marchesín, que recebeu uma bola de Manafá, mas colocou-a nos pés de Fábio Martins, que apenas teve de rematar para a baliza deserta.

José Coelho / Lusa

Com um jogo mais nervoso e menos coeso, os portistas sentiram uma maior dificuldade em chegar à baliza de Defendi. Fruto desse mesmo nervosismo, aos 58 minutos, o treinador adjunto do FC Porto, Vítor Bruno, foi expulso do banco.

Mesmo assim, os ‘dragões’ mantiveram a pressão, tendo Sérgio Conceição feito, nesta altura, ajustes na equipa, fazendo entrar Zé Luís para o lugar de Danilo.

O golo do empate acabou por surgir aos 74 minutos por intermédio de Corona. Sérgio Oliveira fez um passe irrepreensível para o mexicano, que, com espaço ao segundo poste, rematou de pé esquerdo, não dando qualquer hipótese de defesa a Defendi.

Quatro minutos depois, o Famalicão voltou a colocar-se na frente, desta feita com um golo de Pedro Gonçalves. No seguimento de uma excelente jogada individual, à entrada da área, o médio do Famalicão rematou colocado junto ao poste direito da baliza de Marchesín.

Até ao final, O FC Porto tentou minimizar a situação, no entanto, não conseguiu voltar a criar perigo. Com esta derrota, os portistas mantêm a liderança da I Liga, que podem perder na quinta-feira, caso o Benfica vença em casa o Tondela. O Famalicão, por outro lado, sobe ao quinto lugar, somando 40 pontos.

Resumo

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Serginho só vê o que lhe convém. Já o penalti na área do fêquêpê – não assinalado e que até os espanhóis criticam – não faz mal.

    Mas já sabemos, o mundo esá todo contra eles… coitadinhos…

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …