Falsas sondagens? E que mais dá? Rui Rio ironiza

José Coelho / Lusa

O antigo presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Já é um hábito: de quando em vez, Rui Rio, com sentido de humor bem apurado, é capaz de bem-dispor os utilizadores do X. Esta sexta-feira, ironizou uma notícia que alertava para falsas sondagens… Mas, afinal, que diferença faz?

Esta sexta-feira, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) alertou hoje para a circulação de falsas sondagens nas redes sociais, apontando que estas situações têm “alto potencial desinformativo”.

A página da RTP no X partilhou essa notícia, ao início da tarde, escrevendo: “Estão a circular falsas sondagens nas redes sociais. O alerta é da Entidade Reguladora para a Comunicação Social”.

Essa partilha mereceu a resposta de um bem-humorado Rui Rio, que ironizou a situação, dizendo que “não é grave”.

O ex-líder do PSD, que foi ‘traído’ pelas sondagens nas eleições legislativas de 2022 argumentou que “a diferença entre as sondagens falsas e as ditas não-falsas não será muito grande”.

Em janeiro de 2022, várias sondagens veiculadas nas semanas anteriores ao ato eleitoral davam a vitória a Rui Rio frente a António Costa.

Só que… para os mais esquecidos, o resultado dessa eleição, a 30 de janeiro, foi uma maioria absoluta para o Partido Socialista (PS).

Desde então, Rui Rio sido um crítico assíduo das sondagens.

ERC faz alerta sério

No contexto das eleições legislativas de 18 de maio, o regulador dos media “tem identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC”, refere a entidade, numa nota publicada no seu site.

“Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador“, adianta a ERC.

O regulador dos media recorda, uma vez mais, “que os elementos essenciais para os cidadãos avaliarem a legalidade e a fiabilidade estatística de sondagens são a verificação que foi produzida por uma empresa credenciada pela ERC e que a sua divulgação é precedida do depósito obrigatório junto” da entidade.

Outro dos elementos é que “surge publicada e divulgada por órgãos de comunicação social” e que “é acompanhada de um conjunto de elementos obrigatórios (vulgo ficha técnica de divulgação), que incluem, entre outros, a identificação da entidade responsável e do cliente, o universo alvo, a dimensão da amostra, o método de amostragem, a taxa de resposta, a repartição da amostra, as margens de erro”, acrescenta a ERC.

Miguel Esteves, ZAP // Lusa

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