Falha na Segurança Social deixa mais de 7.000 trabalhadores independentes em incumprimento

Mário Cruz / Lusa

Uma falha técnica na Segurança Social deixou mais de 7.000 trabalhadores independentes em incumprimento. O problema já estará a ser resolvido.

Em causa está o pagamento da contribuição à Segurança Social, relativa ao mês de julho, que deveriam ter sido pagas até ao dia 20 deste mês.

No entanto, muitos dos trabalhadores com a opção de débito direto ativada foram confrontados com um aviso de incumprimento e respetiva cobrança de juros por atraso no pagamento, explica o Expresso.

O Instituto da Segurança Social (ISS) refere que uma “anomalia” terá afetado cerca de 7.200 trabalhadores independentes, 15% do total. A Segurança Social realça ainda que o problema está a ser resolvido e que nenhum dos trabalhadores afetados será prejudicado.

“Ontem, durante o processo de pagamento, verificou-se uma anomalia na cobrança por débito direto das contribuições referentes ao mês de julho, estando em curso a regularização da situação, sem qualquer penalização para os contribuintes que foram afetados por este problema”, explicou o ISS ao semanário.

Com a opção de débito direto ativada, os trabalhadores autorizam o sistema da Segurança Social a proceder ao débito em conta bancária do valor correspondente.

Agora, os trabalhadores afetados receberam a indicação da Segurança Social para aguardar, sem realizar qualquer pagamento, até que a anomalia fosse resolvida.

Ainda em fevereiro deste ano, vários trabalhadores independentes foram afetados pelo mesmo problema.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Até parece que é a primeira vez que acontece… Desta vez sabe-se lá porquê foi notícia…
    É recorrente os pagamentos por débito direto das contribuições não serem efetuados por responsabilidade da segurança social. Originando incumprimento involuntário e obrigando as pessoas ao trabalho e empenho de voltar a ativar essa forma de pagamento…
    É a administração pública que temos… O deles está sempre garantido…

RESPONDER

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …