/

Falha na Segurança Social deixa mais de 7.000 trabalhadores independentes em incumprimento

1

Mário Cruz / Lusa

Uma falha técnica na Segurança Social deixou mais de 7.000 trabalhadores independentes em incumprimento. O problema já estará a ser resolvido.

Em causa está o pagamento da contribuição à Segurança Social, relativa ao mês de julho, que deveriam ter sido pagas até ao dia 20 deste mês.

No entanto, muitos dos trabalhadores com a opção de débito direto ativada foram confrontados com um aviso de incumprimento e respetiva cobrança de juros por atraso no pagamento, explica o Expresso.

O Instituto da Segurança Social (ISS) refere que uma “anomalia” terá afetado cerca de 7.200 trabalhadores independentes, 15% do total. A Segurança Social realça ainda que o problema está a ser resolvido e que nenhum dos trabalhadores afetados será prejudicado.

“Ontem, durante o processo de pagamento, verificou-se uma anomalia na cobrança por débito direto das contribuições referentes ao mês de julho, estando em curso a regularização da situação, sem qualquer penalização para os contribuintes que foram afetados por este problema”, explicou o ISS ao semanário.

Com a opção de débito direto ativada, os trabalhadores autorizam o sistema da Segurança Social a proceder ao débito em conta bancária do valor correspondente.

Agora, os trabalhadores afetados receberam a indicação da Segurança Social para aguardar, sem realizar qualquer pagamento, até que a anomalia fosse resolvida.

Ainda em fevereiro deste ano, vários trabalhadores independentes foram afetados pelo mesmo problema.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Até parece que é a primeira vez que acontece… Desta vez sabe-se lá porquê foi notícia…
    É recorrente os pagamentos por débito direto das contribuições não serem efetuados por responsabilidade da segurança social. Originando incumprimento involuntário e obrigando as pessoas ao trabalho e empenho de voltar a ativar essa forma de pagamento…
    É a administração pública que temos… O deles está sempre garantido…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.