Falha elétrica volta a deixar Caracas às escuras

franzconde / wikimedia

A capital da Venezuela, Caracas, numa noite normal

Uma falha elétrica voltou nesta quarta-feira a deixar a cidade de Caracas e os vizinhos Estados de Miranda e Vargas às escuras, interrompendo as comunicações e obrigando o Metropolitano a paralisar por completo o serviço de transporte de passageiros.

A falha, que em algumas zonas durou menos de uma hora, afetou o município Libertador, o principal de Caracas, urbanizações do centro da cidade como San Bernardino, Candelária e Las Palmas, mas também do leste, nomeadamente La Florida, La Campiña, La Castellana, Los Ruices, Boleíta, El Rosal, Las Mercedes, Los Palos Grandes, Dois Caminhos, La Unión e Altamira.

A falha aconteceu depois de, ao longo do dia, terem ocorrido várias quebras de energia elétrica, uma delas, pouco antes do grande apagão, altura em que, segundo o comerciante Manuel Gonçalves, caiu de 120 para 33 volts.

Estávamos atentos pelas oscilações e quando caiu para esse valor apagámos rapidamente os frigoríficos e os aparelhos elétricos, porque quando se avariam aqui ninguém paga a reparação”, explicou.

O Metropolitano de Caracas suspendeu na totalidade as suas operações que, uma hora depois, segundo uma mensagem no Twitter, já estavam “operacionais em todas as suas linhas e estações”.

A falha de energia afetou também o Estado de Vargas, a  norte de Caracas, deixando temporariamente às escuras o Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maquetía, o principal do país.

Em Vargas, através das redes sociais, os utilizadores queixaram-se de interrupções no serviço elétrico nas localidades de Cátia La Mar, Urimare, Carlos Soublette, Maiquetía, La Guaira e Naiguatá.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes os apagões, uma situação que o Governo venezuelano atribui a sabotagem e a oposição à falta de investimentos e de manutenção no setor.

Os apagões são mais frequentes no interior do país, onde a população se queixa de passar até cinco dias às escuras. Nos últimos tempos têm também afetado a cidade de Caracas e vários estados.

Recentemente, empregados da estatal Corpoelec manifestaram-se para exigir melhores salários e denunciar faltas de investimentos no setor. Na imprensa venezuelana alguns engenheiros têm advertido para a possibilidade de um grande apagão geral.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …