40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais obstáculos ao aumento da eficiência desta tecnologia.

Um defeito de material no silício usado para produzir células solares pode ser o responsável pela queda de eficiência de 2% que estas podem sofrer nas primeiras horas de uso, um fenómeno conhecido como Degradação Induzida pela Luz (LID).

Apesar de o valor parecer insignificante, se o multiplicarmos pelo número cada vez mais crescente de painéis solares, a queda equivale a um custo muito significativo em gigawatts. Aliás, os investigadores estimam que a perda estimada de eficiência energética em todo o mundo a partir da LID equivalha à energia produzida pelos 15 centrais nucleares que existem no Reino Unido.

No entanto, a nova descoberta pode ajudar os cientistas a compensar parte desse défice. Pelo menos, é no que acredita Tony Peaker, investigador da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Para descobrir a falha, que permaneceu um mistério durante cerca de 40 anos, a investigação da universidade britânica usou uma técnica elétrica e ótica, chamada espectroscopia transitória de nível profundo (DLTS), para encontrar pontos fracos no silício.

De acordo com os cientistas, à medida que a carga eletrónica nas células solares é transformada pela luz solar, o fluxo de eletrões fica “preso”, o que reduz o nível de energia elétrica que pode ser produzida. Esse defeito permanece inativo até que o painel solar aqueça.

No artigo científico, publicado no Journal of Applied Physics, os cientistas referem também a descoberta de que o silício de maior qualidade tem portadores de carga (eletrões que transportam a energia do fotão) com uma “vida útil” mais longa, o que confirma a ideia de que estas “armadilhas” estão ligadas à degradação da eficiência.

Agora que o mistério da Degradação Induzida pela Luz foi resolvido, o trabalho para aumentar as taxas de eficiência dos painéis solares continua.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …